O que aconteceu com a transferência de águas do Rio Grande para o Atuel, a obra que prometia mitigar a crise hídrica

Más leídas

A obra do **transvase do Rio Grande ao Atuel**, que prometia, anos atrás, contribuir para mitigar a crise hídrica em Mendoza, ainda está em espera.

A Província tem o direito de utilizar 34 m3/s que a Justiça determinou que lhe correspondem do **Rio Grande**, localizado no sul do território.

O problema é que esta obra estava ligada a um projeto de barragem, Portezuelo del Viento, que já foi arquivado, e a problemática sobre a **escassez do recurso natural cresce**.

O que acontece com o transvase do Rio Grande ao Atuel em Mendoza

O Rio Grande e o Barrancas são afluentes do **Rio Colorado**, que depois de percorrer trechos do território de **Mendoza, Neuquén, La Pampa, Rio Negro e Província de Buenos Aires**, deságua no oceano Atlântico.

O rio Atuel, Mendoza.
O rio Atuel, Mendoza.

Isso ocorre através de um delta localizado a cerca de **100 quilômetros ao sul de Bahía Blanca**, o que fornece ao mar cerca de **130 m3/s de água doce**.

Este recurso poderia ser aproveitado pela província, mas, aparentemente, não há planos **concretos para enfrentar a obra**.

Tempo atrás, o aproveitamento do rio mendocino foi interrompido e, com a não construção de Portezuelo, parte do dinheiro destinado para isso começou a ser investido em outras obras. O projeto da barragem não foi retomado e, com isso, o transvase do Rio Grande ao Atuel.

O projeto

Em 2021, conforme indicava o governo provincial na época, **a obra do transvase estava projetada com múltiplos propósitos**, como geração de mais energia nas barragens já existentes e a mitigação das mudanças climáticas.

Mendoza utilizaria a **cota de água que lhe corresponde**, para agricultura em oásis produtivos. Por outro lado, o transvase acrescentaria uma importante geração de energia às centrais hidroelétricas já existentes, como as **Nihuiles I, II, III e IV**, resultando no aumento do caudal de passagem.

No entanto, até o momento, o chamado para o concurso do projeto não foi retomado.

Trata-se de projetos essenciais para combater a crise hídrica em Mendoza. Os recursos de diferentes regiões da província são afetados por problemas relacionados à **disponibilidade, qualidade e uso com demanda crescente**, principalmente para irrigação e consumo humano.

Já conheces o nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Inglaterra: resgatam mais de 80 animais em operação contra maus-tratos.

Numa operação contra o maltrato animal envolvendo a polícia de South Yorkshire, a RSPCA (Organização Beneficente de Combate à...

Noticias relacionadas