Playa del Carmen espera mais sargaço em suas praias em 2025.

Más leídas

Para 2025, prevê-se um aumento significativo no recolhimento de sargaço, conforme o monitoramento via satélite que prevê uma quantidade superior à de 2024.

Diante desse cenário, Playa del Carmen está se preparando com maquinaria, contêineres e o setor industrial para enfrentar o desafio.

Estratégias para a coleta e processamento de sargaço

Irving Rafael Lili Madrigal, diretor da Zona Federal Marítimo Terrestre de Solidaridad, indicou que está planejada a instalação de maquinaria em pontos estratégicos das praias, bem como contêineres para acelerar a coleta e disposição do sargaço.

Além disso, eles estão em contato com empresas que processam o sargaço para dar-lhe usos industriais, incluindo a recuperação de areia após a peneiração.

Iniciativas conjuntas para combater uma quantidade maior de sargaço

No final de novembro, a governadora de Quintana Roo, Mara Lezama, teve uma reunião de trabalho com a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semarnat), Alicia Bárcena. Nesse encontro, foram discutidas estratégias conjuntas em termos de restauração ambiental, ordenamento territorial, biodiversidade e conservação da vida selvagem.

Foi acordado trabalhar em conjunto para combater o problema do sargaço com tecnologia de ponta, a fim de manter as praias limpas pelo maior tempo possível.

Impacto ambiental e criação de novos produtos

O funcionário também mencionou que estão buscando mitigar o impacto ambiental e que os resíduos gerados pelo sargaço sirvam para a criação de novos produtos. Ele afirmou que possuem pessoal suficiente, mas que, se necessário, contratarão mais.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Santiago del Estero: detetado um pássaro que se acreditava perdido após 86 anos.

Em uma recente expedição realizada por entusiastas em Santiago del Estero, foi detectada uma ave que se acreditava perdida...

Noticias relacionadas