Poluição nas praias do sul do Brasil: alerta para o aumento de casos

Más leídas

Nas últimas semanas, a contaminação nas praias do sul do Brasil aumentou a preocupação entre os turistas. Recentemente, Florianópolis registrou um aumento nos casos de vírus que causam diarreia.

As autoridades sanitárias estão monitorando de perto o surto que preocupa os residentes e turistas, muitos deles argentinos. Até o momento, não foram relatados casos graves.

Contaminação nas praias do sul do Brasil: casos de diarreia viral aumentam

Nesse contexto, os especialistas alertaram sobre a necessidade de redobrar os cuidados, especialmente nesta época do ano, caracterizada por altas temperaturas e atividade turística.

“Os casos de diarreia tendem a aumentar durante o verão. Nossa maior preocupação é reforçar as medidas de higiene: lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro, ao trocar fraldas e ao preparar ou manipular alimentos“, afirmou Ana Paula Correia, chefe da divisão de doenças transmitidas pela água e alimentos.

Alerta por el brote de diarreia viral no Brasil. Alerta por el brote de diarreia viral no Brasil.

No Hospital Infantil Joana de Gusmão, foi relatado um aumento nos casos leves de diarreia entre as crianças.

Todos foram tratados e enviados para casa para continuar sua recuperação. Atualmente, o centro de saúde está operando a 56% de sua capacidade, nível considerado normal para essa época do ano.

Recomendações

A comunidade está em alerta diante do surto e os pais e cuidadores são instados a ficarem atentos, especialmente com crianças e idosos.

“É fundamental que, se apresentarem sintomas, busquem atendimento médico o mais rápido possível para evitar complicações”, concluiu a profissional.

Entre as recomendações também está evitar o consumo de gelo de fontes não confiáveis, evitar banhos com baixa higiene e ter cuidado com alimentos vencidos ou embalagens danificadas. Além disso, é aconselhável consumir apenas carne bem cozida e beber água de qualidade.

O que está acontecendo nas praias do sul do Brasil

As recomendações das autoridades. As recomendações das autoridades.

No ano passado, numerosos turistas apresentaram sintomas de intoxicação por Escherichia coli, uma bactéria que pode causar infecções gastrointestinais, respiratórias e urinárias.

Isso levou as autoridades brasileiras a reforçar os controles com o Programa Bandeira Azul, projetado para monitorar e melhorar a qualidade da água nas praias.

A contaminação nessas áreas costeiras se deve principalmente à falta de tratamento adequado de águas residuais e ao despejo indiscriminado de resíduos no mar. Essa situação impulsionou avaliações ambientais mais rigorosas, enquanto o país busca mitigar os riscos e garantir praias mais seguras para os visitantes.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Não são todas iguais: estudo confirma a existência de quatro espécies de girafa.

Um recente análise da morfologia craniana das girafas confirmou o que estudos genéticos haviam apontado quase uma década atrás:...

Noticias relacionadas