Preocupante: aumento do desmatamento na Indonésia em 2024

Más leídas

A desflorestação é uma preocupação na Indonésia, uma vez que durante 2024 o país asiático experimentou um aumento significativo na exploração e desmatamento, conforme relatado em um recente documento da ONG Auriga Nusantara, baseado em imagens de satélite e trabalho de campo.

Segundo a organização, em 2024 foram perdidas cerca de 261.575 hectares de florestas primárias e secundárias, o que representa um aumento de 4.000 hectares em comparação com 2023.

Devido a esses números, a Indonésia continua sendo um dos países com as maiores taxas de desflorestação do mundo, impulsionada principalmente pela indústria madeireira, plantações de óleo de palma e mineração. Essas florestas abrigam uma biodiversidade única e desempenham um papel crucial como sumidouros de carbono, além de serem habitats essenciais para espécies em perigo de extinção.

Segundo o relatório da Auriga Nusantara, a desflorestação aumentou pelo terceiro ano consecutivo, afetando principalmente áreas autorizadas pelo governo para exploração. “É preocupante, pois isso demonstra que a desflorestação legal continua avançando”, alertou Timer Manurung, presidente da ONG.

desmatamento
desmatamento

A desflorestação na Indonésia, uma prática alarmante

Diante dos resultados do relatório, o especialista fez um apelo urgente para proteger as florestas de Kalimantan, na ilha de Bornéu, onde foram registradas as maiores perdas. Além disso, instou o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, a tomar medidas para conter a destruição florestal.

Por outro lado, o governo anunciou em janeiro seu plano de transformar milhões de hectares de áreas florestais em reservas destinadas à produção de alimentos, energia e água. Por essa razão, o presidente Subianto reafirmou seu compromisso com a autosuficiência alimentar e energética do país, promovendo especialmente o uso de biocombustíveis para reduzir a dependência das importações de combustíveis fósseis.

desmatamento
desmatamento

Desflorestação: estes são os dois países que lideram o ranking

A desflorestação por diferentes motivos é um dos fatores que aceleram energeticamente o aquecimento global. Praticamente nenhum país no mundo está isento da perda de florestas, mas alguns lideram este ranking negativo.

Segundo um relatório elaborado pela consultora internacional Climate Focus, Bolívia e Indonésia são os dois países com os piores índices de desflorestação. Neste último, a desflorestação havia alcançado um ponto baixo entre 2020 e 2022, mas a tendência voltou a aumentar consideravelmente no ano passado.

Isso, especialmente para produzir matérias apresentadas como “ecológicas”, como viscose, ou para abrir espaço para minas de níquel, usadas em baterias de veículos elétricos e energias renováveis em todo o mundo.

Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Pratos prontos: podem fazer parte de uma dieta saudável?

Os pratos prontos oferecem uma solução prática para quem procura economizar tempo na cozinha sem abrir mão de uma...

Noticias relacionadas