Em 2024, houve alguns avanços extraordinários em relação à proteção ambiental. Talvez tenha havido menos notícias sobre eles do que sobre os desastres naturais que afetaram muitos lugares do planeta ou sobre as políticas públicas falhadas.
Por isso, nesta nota, dias antes de começar o ano de 2025, oferecemos um resumo dos marcos positivos ambientais mais importantes que ocorreram nos últimos 12 meses.
Avanços na proteção ambiental durante 2024
1. O fim do carvão no Reino Unido
Em 2024, o Reino Unido fechou sua última central elétrica a carvão, marcando um marco simbólico, uma vez que foi o primeiro país a usar carvão para a geração de energia.
O fechamento da central elétrica de Ratcliffe-on-Soar em 30 de setembro representa um passo significativo em direção à descarbonização da economia do país.
2. Aumento global da energia verde
As fontes de energia renovável estão crescendo rapidamente em todo o mundo. Nos Estados Unidos, a geração de energia eólica atingiu um recorde em abril, superando o carvão.
A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que o mundo adicione 5.500 GW de capacidade de energia renovável entre 2024 e 2030, com a China liderando essa expansão.
3. Personalidade jurídica para animais e ecossistemas naturais
Em 2024, vários espaços naturais receberam personalidade jurídica. Na Nova Zelândia, os picos do Parque Nacional Egmont foram reconhecidos como montanhas ancestrais e no Brasil, a cidade de Linhares concedeu personalidade jurídica às suas ondas oceânicas.
Além disso, um novo tratado permitiu que baleias e golfinhos fossem reconhecidos como “pessoas jurídicas”.
4. Novas proteções oceânicas para os Açores
Os Açores anunciaram uma nova área marinha protegida (AMP) no Atlântico Norte, que abrangerá 30% do mar que cerca o arquipélago português. Esta área marinha será a maior da região e conterá importantes ecossistemas marinhos.
5. Redução do desmatamento na Amazônia
O desmatamento na Amazônia brasileira caiu para seu nível mais baixo em nove anos em 2024, com uma redução de mais de 30% nos 12 meses até julho. Isso marca um avanço significativo na conservação da floresta tropical, apesar do aumento de incêndios no mesmo período.
6. Eficácia das iniciativas de conservação
Uma revisão importante das iniciativas de conservação concluiu que são eficazes para deter ou reverter a perda de biodiversidade. Um exemplo destacado é a Iniciativa de Conservação Altyn Dala no Cazaquistão, que ajudou a salvar da extinção o saiga.
7. Esforços indígenas na restauração de ecossistemas
Na Califórnia, a tribo Yurok conseguiu reintroduzir o salmão no rio Klamath e aumentou a população de condores da Califórnia em seus territórios tribais. Esses esforços demonstram a eficácia das campanhas de conservação lideradas por comunidades indígenas.
Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!