São João se encaminha para ter uma nova área protegida nas lagoas de Guanacache.

Más leídas

O projeto de lei que busca proteger legalmente as **Lagunas de Guanacache** como **área natural protegida** está prestes a dar seu último passo em direção à Câmara de Deputados de **San Juan**.

Segundo confirmou ao Diario Huarpe Ezequiel Salomón, diretor de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente da província, o projeto estará pronto nos próximos dias para ser apresentado na Legislatura.

Um Projeto Encaminhado

“O projeto está bem encaminhado e confio que este ano teremos uma **nova área protegida em San Juan**”, expressou Salomón.

O projeto já recebeu todos os pareceres positivos das diferentes áreas da Secretaria de Meio Ambiente e estima-se que em fevereiro estará pronto para ser apresentado na Câmara de Deputados, assim que as sessões legislativas começarem. “Aliás, já está definido o deputado que apresentará o projeto”, afirmou Salomón.

O Valor das Lagunas de Guanacache

As Lagunas de Guanacache, também conhecidas como **Bañados de Guanacache**, estão localizadas no Sudeste de San Juan, no Nordeste de Mendoza e no Noroeste de San Luis, no centro da **região argentina** conhecida como Cuyo.

Originalmente eram 25 lagunas interconectadas com abundantes ilhas, cobrindo uma área de cerca de 2.500 km². No entanto, no final do século XIX, devido à **sobreexploração das águas** dos rios Desaguadero, Mendoza e San Juan, as lagunas começaram a desaparecer, restando apenas aquelas mantidas pelos caudais de água que desciam pelo Canal 4, um dreno hídrico natural.

Reconhecimento Internacional e Proteção Provincial

Devido à importância deste ambiente úmido, em 14 de dezembro de 1999, a “Convenção Internacional Relativa aos Pântanos” declarou as Lagunas de Guanacache como Sítio Ramsar, posicionando-as entre os 1.900 **pântanos mais importantes do mundo** e entre os 23 do país.

A proposta de declarar as lagunas como área natural protegida surgiu da equipe técnica de Meio Ambiente e visa valorizar a declaração internacional e proporcionar um maior quadro de proteção.

“A lei será uma ferramenta estratégica para a conservação do local e nos permitirá incorporá-lo ao **sistema provincial de áreas naturais protegidas**”, explicou Salomón. “Ao mesmo tempo, nos permitirá dispor de recursos e de uma equipe técnica destinada especificamente para essa área”.

Já conheces nosso canal no YouTube? Subscreva-te!

Últimas noticias

Inovação em baterias: utilizam madeira para armazenar energia.

As baterias de íons de lítio tornaram-se populares por sua rentabilidade e alta eficiência, mas dependem de recursos finitos...

Noticias relacionadas