Situação crítica para as árvores em San Rafael: seca e forte deterioração.

Más leídas

De acordo com uma recente pesquisa, as **árvores em San Rafael, Mendoza**, estão passando por uma **situação crítica**.

Com as condições climáticas de seca, o deterioro causado pelos anos e a falta de manutenção, a situação chegou a um ponto extremo.

É o que alertou o **Conselho Regional de Defesa da Arborização Pública** esta semana. O que pode ser feito e que medidas já estão sendo tomadas.

A situação crítica das árvores em San Rafael

O engenheiro Raúl Besa, membro do Conselho, deu detalhes sobre a situação e o contexto delicado.

“Se fosse um paciente, a **arborização estaria em uma situação crítica**, tendendo a grave, devido à intensa desflorestação dos últimos anos por diferentes circunstâncias e causas”, explicou em entrevista ao *Diario San Rafael* e *FM Vos 94.5*.

El problema de los árboles secos. (Foto: Freepik).
O problema das árvores secas. (Foto: Freepik).

O especialista ressaltou que a desflorestação é consequência de vários fatores, “incluindo a **falta de irrigação e a falta de manutenção** generalizada”.

Segundo explicou, “a irrigação é fundamental, principalmente através das **acequias na cidade**, onde a situação é mais complicada do que nos canais de irrigação rural, onde geralmente passa **água pelo menos uma vez por semana**”.

Além disso, enfatizou que “na cidade um dos principais problemas é a falta de irrigação e, em segundo lugar, **as obras públicas e privadas que não respeitam as ordenanças vigentes**”.

“Quando se realiza o **empedramento de acequias ou hijuelas**, a normativa estabelece que a cada cinco a oito metros deve ser respeitado um nicho ou espaço para as árvores, mas muitas vezes isso não é cumprido”, expressou.

“Em algumas calçadas é totalmente impermeabilizado após uma obra, sem deixar o espaço necessário para o **crescimento do arvoredo**”, pontuou.

O que pode ser feito

árvores para combater a seca
árvores para combater a seca

Diante desse cenário, Besa demandou um controle mais rigoroso das obras. “Não deveria ser emitida uma certificação definitiva de obra até que a arborização que tenha sido eliminada seja reflorestada ou restituída”, enfatizou.

A partir do Conselho Regional de Defesa da Arborização Pública, foi possível avançar em um **acordo de colaboração com a Direção Provincial de Estradas**.

É para iniciar trabalhos de reflorestamento e também de remoção de exemplares em mau estado em estradas provinciais.

O termo de acordo foi assinado em 25 de abril passado e permitirá a concretização de um projeto que começará em três ruas do distrito de Cuadro Benegas: El Moro, La Palma e Rua Belgrano.

Besa destacou especialmente a colaboração da Direção de Biodiversidade, ex Recursos Naturais Renováveis, para a **identificação de exemplares de risco**.

Últimas noticias

Hoje é o Dia Internacional da Diversidade Biológica, a data que lembra a necessidade de harmonia e desenvolvimento sustentável.

Todos os anos, em 22 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional da Diversidade Biológica, uma data proclamada...

Noticias relacionadas