Três livros de ecologia para presentear neste Natal.

Más leídas

Chega um novo Natal, e com ele a oportunidade de demonstrar afeto às pessoas que fazem parte do círculo íntimo de cada um. Embora haja uma ampla variedade de presentes ecológicos para oferecer nesta época de Natal, os livros de ecologia podem se tornar uma ótima opção para deixar embaixo da árvore.

Para os amantes do meio ambiente, os livros relacionados a esse tema se tornam o presente perfeito, pois combinam lazer com o interesse pelo planeta. Uma das temáticas possíveis em torno do meio ambiente é a ecologia política.

Esse enfoque combina a análise das crises ambientais com suas dimensões sociais e políticas, convidando à reflexão sobre questões como a perda de biodiversidade, mudanças climáticas ou esgotamento dos recursos.

Esses livros não apenas exploram como enfrentar essas problemáticas, mas também como transformar as economias, sociedades e formas de vida para lidar com a injustiça ambiental sem piorar a qualidade de vida das pessoas.

Livros são uma excelente opção para presentear nestas festas. Foto: Pixabay.
Livros são uma excelente opção para presentear nestas festas. Foto: Pixabay.

Livros de ecologia para presentear neste Natal

A seguir, três recomendações para desfrutar durante as festas:

1. A próxima grande migração, de Sonia Shah

Em A próxima grande migração, publicado em espanhol pela Continta me tienes em 2022, a jornalista Sonia Shah explora o fenômeno da migração a partir de uma perspectiva biológica, histórica e social. O livro analisa como o deslocamento, tanto em humanos quanto em outras espécies, é uma resposta à busca por melhores condições de vida, especialmente em um mundo transformado pelas mudanças climáticas.

Ao mesmo tempo, a autora destaca a crescente necessidade de migrar num contexto global marcado pela proliferação de barreiras físicas, sociais e políticas. Shah convida à reflexão sobre a rejeição e o medo da migração, questionando por que um fenômeno tão natural na história das espécies desperta tanta resistência.

2. Perdendo a Terra, de Nathaniel Rich

Publicado pela Capitán Swing em 2020, Perdendo a Terra narra como, na década de 1980, o mundo esteve prestes a alcançar um acordo global para conter as emissões de gases de efeito estufa. No entanto, esses esforços foram minados pela indústria do petróleo e gás, que usou sua influência para impedir avanços regulatórios e semear dúvidas sobre as mudanças climáticas.

Rich expõe as estratégias de propaganda utilizadas pelas grandes corporações para desviar a atenção do problema e proteger seus interesses econômicos. Este livro é uma crônica fascinante sobre como as decisões (ou a falta delas) daquela época moldaram o panorama climático atual, deixando a pergunta em aberto: Quais ações ainda são possíveis?

3. O futuro da revolução, de Matthew T. Huber

Uma das novidades da Errata Naturae, O futuro da revolução aborda a crise climática a partir de uma perspectiva de luta de classes. O geógrafo Matthew T. Huber analisa como a batalha pelo meio ambiente não pode ser dissociada das lutas sociais e econômicas, propondo a construção de um movimento de massas que force os Estados a agir diante das mudanças climáticas.

Por outro lado, Huber critica a desconexão entre os movimentos ambientais e os da classe trabalhadora, argumentando que essas lutas devem se alinhar para abordar as tensões entre emprego e sustentabilidade. Segundo o autor, a mudança climática é um problema social cuja solução passa pela redistribuição de poder e recursos.

Esses três livros de ecologia não apenas oferecem uma leitura enriquecedora, mas também uma oportunidade para refletir sobre soluções coletivas para as crises ambientais e sociais deste tempo. Esses livros são presentes ideais para aqueles que buscam compreender e transformar o mundo através da ação e do conhecimento.

Livro. Foto: Pixabay.
Livro. Foto: Pixabay.

Quais são as características dos presentes ecológicos e que opções existem?

Os presentes ecológicos são aqueles que têm um impacto mínimo no meio ambiente e se caracterizam por:

  • Serem feitos com materiais reciclados ou recicláveis
  • Serem sustentáveis, ou seja, seguir as regras dos três Rs
  • Terem uma biodegradação respeitosa ao meio ambiente
  • Minimizar o consumo de recursos do planeta
  • Promover a reutilização de materiais não contaminantes
  • Respeitarem as condições justas de produção
  • Promoverem valores como economia circular, justiça social e responsabilidade social

Alguns exemplos de presentes ecológicos são:

  • Garrafa de água em aço
  • Mochila vegana e ética
  • Canudos reutilizáveis de metal ou bambu
  • Brinquedos de madeira

Últimas noticias

Com a inauguração do maior parque solar de aeroporto da Europa, Roma alcança um marco.

O aeroporto romano de Fiumicino encontrou uma forma inovadora de usar o terreno vazio ao lado das pistas: cobri-lo...

Noticias relacionadas