Uma grave derrame de líquidos cloacales na área do bairro Costa Azul, na cidade de Carlos Paz, na província de Córdoba, preocupa fortemente os moradores. Trata-se de centenas de milhares de litros de substâncias sem qualquer tipo de tratamento.
O derrame ocorreu na manhã de terça-feira nas ruas da Costanera de Villa Carlos Paz e acabou entrando no já muito contaminado lago San Roque.
Derrame de líquidos cloacales em Carlos Paz: os perigos
O desastre ambiental foi desencadeado por um corte de energia que causou a ruptura do sistema que controla a entrada e saída de líquidos cloacais. Estes chegam a uma unidade de bombeamento nessa área, de onde o material é impulsionado para a estação de tratamento da cidade.
Assim que as imagens foram divulgadas, houve preocupação porque o San Roque abastece água potável para Córdoba. “Temos a autoridade para realizar a potabilização”, garantiu Cristina Barrientos, da Aguas Cordobesas. E tranquilizou os consumidores: “Não gera qualquer impacto devido ao baixo volume que possui”.
Além disso, esclareceu que “a estação está capacitada para realizar esse tipo de tratamento, mas de qualquer forma é muito pequena a quantidade de líquido”.
Derrame de líquidos cloacales.O município vs Coopi: qual é o conflito
Justamente algumas semanas atrás, o Tribunal Superior de Justiça se manifestou rejeitando um recurso apresentado pela Coopi para recorrer à Suprema Corte em oposição a uma decisão do tribunal máximo de Córdoba, dois anos atrás, que dava razão ao município para assumir o serviço de esgoto e retirar a concessão da Coopi.
Nesse sentido, eles afirmaram que irão recorrer à Justiça para denunciar criminalmente o ocorrido.