Uma tempestade e a enchente do rio causaram estragos no Cânion do Atuel.

Más leídas

Em meio a uma incomum enchente do rio, uma tempestade em San Rafael, Mendoza, causou estragos no Cânion do Atuel. A Rota Provincial 173 sofreu danos severos no final de semana e o tráfego na área continua interrompido.

Além disso, as centrais hidroelétricas Nihuil 2 e Nihuil 3 foram afetadas. Agora, as autoridades continuam com os trabalhos para restabelecer a conectividade nesta região.

A tempestade extrema que causou estragos no Cânion do Atuel

Durante a madrugada de sábado, uma forte tempestade atingiu o Cânion do Atuel, afetando a Rota Provincial 173 e as centrais hidroelétricas Nihuil 2 e Nihuil 3.

Os danos na estrada. (Foto: Diario San Rafael).
Os danos na estrada. (Foto: Diario San Rafael).

Embora tenham sido registrados danos consideráveis nos grupos turbina-gerador e seus sistemas auxiliares, não foram relatadas lesões pessoais ou danos adicionais na área, conforme relatado.

Vários quilômetros da estrada que liga El Nihuil a Valle Grande desapareceram. O complexo hidroelétrico Los Nihuiles sofreu danos que os paralisarão por meses.

Os trabalhos no Cânion do Atuel

A subsecretária de Infraestrutura e Ordenamento Territorial, María Teresa Badui, informou sobre as ações implementadas para a recuperação da estrada e enfatizou a segurança dos usuários da rota.

“Já há alguns dias uma equipe está trabalhando no local. Para organizar as ações, dividimos este trabalho em dois eixos. O primeiro está relacionado com a reparação dos trechos entre El Nihuil e a Central N°1, bem como o setor que vai do paredão de Valle Grande até o mirante Submarino”, explicou em entrevista à FM Vos 94.5.

“No total, estima-se que esses trabalhos abrangerão cerca de 14,5 quilômetros e espera-se que estejam concluídos até 24 de janeiro. Nestes dois trechos, temos mais de 30 pessoas trabalhando, entre operadores de máquinas e ajudantes. Para acelerar as obras, também trouxemos maquinaria de outras partes da província”, acrescentou Badui.

“O segundo eixo de intervenção concentra-se em um trecho de 12 quilômetros localizado entre as centrais N°1 e N°3. Neste setor, aproximadamente 8 quilômetros da estrada foram praticamente destruídos pela força da tempestade”, indicou a funcionária.

As autoridades agora estão avaliando a extensão dos danos e elaborando um plano de ação específico para esta área. “Houve 10 metros cúbicos de material arrastado, o que causou diferentes obstruções em cinco pontos críticos. Inclusive, há uma defesa de concreto afetada, por isso estamos trabalhando em conjunto com a Direção de Hidráulica”, concluiu Badui.

Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve-te!

Últimas noticias

Três praias de Entre Ríos apresentam altos níveis de Escherichia coli

Na província de Entre Ríos, as cidades de Concordia, Colón e Federación enfrentam preocupantes níveis de contaminação em algumas...

Noticias relacionadas