O projeto ECOFAM recruta voluntários na Patagônia: do que se trata e como se inscrever

Más leídas

O projeto **ECOFAM** (Equipe Costeira de Observadores da Fauna e Ambiente Marinhos) continua a crescer para fornecer dados fundamentais sobre a [biodiversidade marinha](https://noticiasambientales.com/ciencia/investigacion-en-chubut-camaras-en-streaming-para-estudiar-la-fauna-marina-en-areas-remotas/).

A organização Aves Argentinas e o **Museu Argentino de Ciências Naturais “B. Rivadavia”** (por meio de sua Estação Hidrobiológica de Puerto Quequén) estão liderando o projeto e decidiram expandi-lo. Eles vão incorporar voluntários da Patagônia.

“Este passo marca um marco importante na consolidação deste projeto de ciência cidadã, que combina **esforços científicos e comunitários** para monitorar a saúde ambiental das costas argentinas”, afirmaram.

Do que se trata ECOFAM

ECOFAM tem como objetivo gerar **dados confiáveis sobre a biodiversidade marinha**. Através do registro de aves, tartarugas e mamíferos marinhos que chegam mortos às praias.

Esses dados, coletados através da plataforma **ArgentiNat**, têm uma validação de 90% a nível de espécie. Isso contribui significativamente para o conhecimento científico e para a **implementação de políticas ambientais**.

Desde a sua criação, há mais de quatro anos, o ECOFAM mobilizou **mais de 60 voluntários ativos** na costa da província de Buenos Aires. Eles realizaram **3200 horas de patrulhamento de praias**, de acordo com os dados das organizações.

Além disso, o programa já possui mais de **3800 [registros dos grupos de espécies](https://noticiasambientales.com/ong/el-proyecto-con-el-que-monitorean-los-viajes-de-10-ballenas-francas/)** mencionados.

Praias 'ecológicas' em Mar del Plata.
O projeto concentrou-se no monitoramento das costas.

O projeto ECOFAM se expande

Com a inclusão das **costas da Patagônia**, o programa amplia sua presença em uma região-chave. Serão adicionados três nós de voluntários em **Las Grutas, Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia/Rada Tilly**.

“Dessa forma, a inclusão das costas da Patagônia não apenas reforça o compromisso da Aves Argentinas e do Museu Argentino de Ciências Naturais com a **conservação marinha**, mas também incentiva a participação das comunidades locais no monitoramento de seu ambiente natural”, enfatizaram.

Os voluntários são “os olhos no campo para os cientistas”. Seu trabalho, conforme destacado, permitiu **identificar padrões de migração**, picos de mortalidade e eventos incomuns – **como encalhes de baleias jubarte** – cruciais para tomada de decisões de manejo ambiental.

“Através do ECOFAM, a ciência e a cidadania se unem para promover a proteção da biodiversidade marinha e o cuidado de nossos ecossistemas costeiros”, apontaram da **Aves Argentinas**.

“Convidamos todos os interessados na Patagônia e no restante do litoral atlântico a se juntar como voluntários e fazer parte desta experiência, tão enriquecedora quanto transformadora”, acrescentaram.

Interessados podem entrar em contato por e-mail, através do endereço [email protected]

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas