Presos por defender a água: ONGs pedem sua libertação

Más leídas

Nos últimos dias, organizações ambientalistas de Mendoza estão exigindo a libertação de dois ativistas: eles afirmam que estão presos por defender a água.

Estamos falando de Mauricio Cornejo e Federico Soria. Ambos foram presos após participarem de uma manifestação contra o projeto mineiro San Jorge, que o governo provincial busca reativar em Uspallata.

Presos por defender a água: o protesto ambiental em Mendoza

Soria foi detido após os incidentes que ocorreram em uma localidade durante a inauguração de um escritório de mineração, no contexto do projeto San Jorge.
Faz parte da chamada “Assembleia de Moradores Autoconvocados”, compareceu ao Polo Judiciário para depor em meio à audiência destinada a determinar a prisão preventiva de Cornejo, que está detido há um mês pela mesma razão.
Presos por defender a água: o que é o projeto mineiro San Jorge. (Foto: panorama minero).
Presos por defender a água: o que é o projeto mineiro San Jorge. (Foto: panorama minero).
Tudo começou em 24 de janeiro, quando um grupo de cerca de 70 pessoas se reuniu na rua Las Heras para manifestar-se contra a mineração e o evento organizado para inaugurar a nova Câmara de Fornecedores de Mineração.
A protesto escalou e resultou em incidentes. De acordo com os testemunhos e gravações divulgadas nas redes sociais, os manifestantes atiraram pedras e outros projéteis, e destruíram o mobiliário preparado para o evento.
A operação policial, que incluiu a intervenção de Grupos Especiais e o Corpo de Infantaria, foi realizada para conter a situação.

A reivindicação das ONGs

Agora, cerca de 160 organizações denunciaram “o assédio e a perseguição contra aqueles que defendem o território contra o avanço da mineração metalífera em grande escala exportadora em Mendoza e em todo o país”.

Por meio de um comunicado divulgado nas últimas horas, exigem a libertação dos dois detidos, a renúncia das autoridades e o “cumprimento da Constituição”.

O comunicado

“Desta vez, o Estado, a Minera San Jorge da Solway Holding e a Câmara de Fornecedores de Mineração, criminalizam aqueles que resistem ao saque e defendem a água, o meio ambiente e a vida”, indica o texto.

“Sabemos que as estratégias de intimidação buscam semear o medo para evitar que as comunidades se organizem e participem ativamente na resistência aos modelos produtivos que vão contra sua escolha de vida”, acrescenta.

“Os governos identificam certas pessoas que consideram ocupar cargos de liderança para depois persegui-las, estigmatizá-las, desacreditá-las e judicializá-las com o objetivo de gerar temor e desmobilização”, acusam as organizações.

Além disso, destacaram que “a luta pela defesa da água é realizada divulgando informações científicas e conhecimento detalhado do território que os governos promotores dos extrativismos não querem que seja conhecido”.

“Os modelos extrativistas se impoem sempre com violência, sendo a judicialização da manifestação e a estigmatização daqueles que participam dela, uma grave violação aos direitos fundamentais de expressão, participação e organização”, acrescentaram.

Nesse sentido, especificaram uma série de exigências específicas, entre as quais se destaca o desmantelamento dos processos dos dois detidos, até a “renúncia do Governador de Mendoza, Alfredo Cornejo, a Vice-Governadora de Mendoza, Hebe Casado, a Ministra de Energia e Meio Ambiente, Jimena Latorre, o presidente do Impulsa Mendoza, Emilio Guiñazú, o diretor de Mineração, Jerónimo Shantal e o Prefeito de Las Heras, Francisco Lo Presti“.

As organizações signatárias

A protesto em Mendoza. (Foto: Mendoza Post).[/caption>

Agrupação Ambiental Alerta Roja Trelew e Mendoza; Agrupação Estudantil En Clave Roja sede Trelew e Comodoro Rivadavia da UNPSJB; Agrupação Secundária No Pasarán Puerto Madryn; AMPAP – Assembleias Mendocinas Pela Água Pura; ASAET – Assembleia Socioambiental de El Trapiche – San Luis; Assembleia Água Pura Valle Fértil; Assembleia Águita Pura para San Juan; Assembleia Ancasti pela Vida Catamarca; Assembleia Antimegaminería Bariloche; Assembleia de Famatina – La Rioja; Assembleia da Comunidade Costeira de Tierra del Fuego, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul; Assembleia de Trabalhadorxs da Literatura – Mendoza; Assembleia de Moradores Autoconvocados de Viedma e Carmen de Patagones; Assembleia de Moradores Autoconvocados de Uspallata; Assembleia de Moradorxs “Não ao loteamento em Bajada de los Palitos” – Comodoro Rivadavia; Assembleia de Moradores Rawson Playa; Assembleia El Algarrobo Andalgalá – Catamarca; Assembleias do Curru Leufu; Assembleia do Monte de Unquillo – Córdoba; Assembleia do Povo de Alvear – Mendoza; Assembleia de Las Heras pela Água Pura de Mendoza; Assembleia em Defesa da Bacia do Rio Epuyén (AdCRE); Assembleia em Defesa do Território – Puerto Madryn; Assembleia Maipucina pela Água – Mendoza; Assembleia Não à Mina de Esquel; Assembleia em defesa dos Caminhos Ancestrais; Assembleia Paravachasca – Córdoba; Assembleia Permanente do Comahue pela Água – Allen; Assembleia Permanente do Comahue pela Água – Neuquén; Assembleia Permanente pelo Rio Colorado; Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos (APDH) Esquel Trevelin; Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos (APDH) Noroeste do Chubut; Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos (APDH) Rio Cuarto; Assembleia pela Água de Mendoza – Guaymallén; Assembleia pela Água e os Bens Comuns de Luján de Cuyo – Mendoza; Assembleia pela Água de San Rafael – Mendoza; Assembleia pela Água de Tunuyán; Assembleia pela Necessidade e Urgência de Mendoza; Assembleia por um Mar Livre de Petrolíferas La Costa; Assembleia por um Mar Livre de Petrolíferas – Mar del Plata; Assembleia por um Mar Livre de Petrolíferas – Necochea e Quequén; Assembleia por um Mar Livre de Petrolíferas – Villa Gesell; Assembleia Socioambiental Baradero

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas