A Secretaria de Planejamento e Espaços Públicos da Prefeitura de Escobar concretizou a instalação de uma ecobalsa profissional no Arroyo Escobar, uma medida chave para proteção ambiental e para evitar que os resíduos cheguem à Reserva Natural, uma área fundamental para a biodiversidade.
Um esforço comunitário para proteção ambiental
“Este investimento, graças ao acordo com a Fundação Vida Silvestre, responde a um problema que podemos enfrentar juntos como comunidade. Sabemos que a melhor maneira de manter nossos riachos limpos é evitando que os resíduos cheguem até eles. Mas enquanto continuamos a conscientizar, também realizamos ações: durante 2024, conseguimos remover 27.500 quilos de resíduos dos diferentes riachos de nosso distrito. Agora, com esta ecobalsa, o resultado será ainda melhor”, destacou o prefeito Ariel Sujarchuk em suas redes sociais.
Compromisso com políticas sustentáveis em Escobar
O prefeito reafirmou: “Com maior compromisso coletivo e políticas sustentáveis, podemos reduzir a necessidade dessas ferramentas e destinar recursos para mais ações que impulsionem a conservação e restauração ambiental. O cuidado com o meio ambiente requer o esforço de todos os setores. Continuemos construindo um futuro mais sustentável”.
O que são e como funcionam as ecobalsas?
As ecobalsas consistem em barreiras flutuantes (armadilhas), confeccionadas artesanalmente com garrafas plásticas e malha de polietileno e projetadas para parar os resíduos de maior tamanho que são arrastados de diferentes pontos das bacias para os corpos d’água.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!