Já está em vigor a nova regulamentação para reciclagem de embalagens na Espanha: os detalhes

Más leídas

A nova regulamentação para reciclagem de embalagens já está em vigor na Espanha. Foi assim que estava previsto de acordo com a regulamentação europeia para 2025. Desde 1º de janeiro, é obrigatório especificar em cada embalagem a que tipo de contentor de reciclagem correspondem.

Dado que ainda muitas pessoas têm dúvidas na hora de descartar os resíduos, o novo Regulamento Europeu de Embalagens e Resíduos de Embalagem já está em vigor na Espanha desde 1º de janeiro.

Com o Ano Novo, também chegou uma nova regulamentação para as embalagens de uso doméstico que afeta todos os supermercados.

Nova regulamentação para reciclar embalagens: onde estão os rótulos

Como é a nova regulamentação de rotulagem de embalagens para reciclar na Espanha. Como é a nova regulamentação de rotulagem de embalagens para reciclar na Espanha.

A partir de agora, todas as embalagens, exceto as B2B, devem especificar através de uma rotulagem o contentor onde devem ser depositadas: amarelo, verde, marrom ou azul.

Estes novos rótulos estarão presentes nos produtos de comida e limpeza.

A regulamentação substitui a Diretiva 94/62 da Comissão Europeia e pretende reduzir os resíduos das embalagens e promover a reutilização e o reenchimento.

Um dos problemas que surgem é que grande parte da sociedade não sabe onde descartar cada embalagem.

Portanto, esta nova regulamentação tem sido até agora bem recebida pelos usuários: “É uma boa ideia para quem não sabe como fazer”.

As mensagens para respeitar o meio ambiente

A nova rotulagem deve ser enquadrada, visível e facilmente legível. Além disso, pretende-se incluir frases para incentivar o respeito ao ambiente. Também será obrigatório indicar se a embalagem é reutilizável.

Até 2030, o Instituto Tecnológico do Plástico (Aimplas) confirmou que alguns tipos de embalagens de plástico descartáveis serão estritamente proibidos.

Nessas datas, os fabricantes deverão ter reduzido ao mínimo o peso e volume das embalagens, levando em consideração a segurança e funcionalidade.

Responsabilidade ampliada e o caminho para o plástico zero

Os plásticos descartáveis na mira. Os plásticos descartáveis na mira.

O Real Decreto também estabelece que as empresas que comercializam produtos embalados devem aderir aos Sistemas de Responsabilidade Ampliada do Produtor (SCRAP ou SIRAP).

Isso obriga as empresas a gerir os resíduos gerados por suas embalagens por meio de uma taxa, cuja implementação já é obrigatória.

Mas este é apenas o primeiro passo. Já que, olhando para o futuro próximo, a regulamentação prevê proibir certas embalagens plásticas descartáveis até 2030. 

Entre elas, estão incluídas as embalagens de frutas e verduras frescas não processadas, as porções individuais como temperos ou molhos, e as sacolas ultraleves com menos de 15 micras.

Além disso, os fabricantes devem reduzir o peso e volume das embalagens para minimizar o impacto ambiental sem comprometer sua funcionalidade.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

24% das espécies de fauna de água doce estão ameaçadas de extinção.

Investigação da UICN alerta sobre a grave ameaça à fauna de água doce A maior pesquisa internacional realizada pela UICN,...

Noticias relacionadas