San Miguel de Tucumán transforma resíduos sólidos em tijolos.

Más leídas

Com um investimento de 15 milhões de dólares, o tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) na Grande San Miguel de Tucumán poderia dar uma reviravolta revolucionária.

Um projeto apresentado pela empresa Moviser SRL propõe a possibilidade de reduzir as 1.200 toneladas diárias de lixo coletadas na área metropolitana, transformando 300 delas em pó reutilizável para fabricar tijolos.

Transformação de resíduos sólidos em materiais de construção

Em um relatório enviado ao Consórcio Metropolitano para a Gestão dos RSU, presidido por María Eugenia Andrade, a Moviser SRL propôs um modelo que, em sua primeira etapa, processará 300 toneladas diárias de resíduos não recuperáveis na planta de San Felipe.

Estes resíduos seriam decompostos em um ambiente controlado, transformando-se em pó apto para a produção de materiais de construção, como tijolos.

O plano prevê, em uma segunda etapa, a captura e tratamento de gases e vapores gerados durante o processo. Estes seriam convertidos em gás natural comprimido, uma fonte de energia reutilizável que poderia ser comercializada, gerando um benefício econômico adicional.

Vantagens ambientais e econômicas do projeto

O tratamento proposto tem um custo de 50 dólares por tonelada, um aumento em relação ao preço atual de 42,15 dólares por tonelada processada. No entanto, a Moviser SRL assegura que o novo sistema não implicará custos adicionais para o Consórcio e destaca as vantagens ambientais, econômicas e operacionais que oferecerá.

Entre os benefícios destacados, espera-se reduzir significativamente a contaminação do solo, água e ar, ajudando a prevenir doenças relacionadas ao manejo inadequado de resíduos. Além disso, ao reduzir o volume de lixo, se prolongará a vida útil do local de disposição final em Overo Pozo.

O projeto também promove a eficiência energética, gerando energia a partir de resíduos, e a sustentabilidade, ao reutilizar e reciclar materiais. A comercialização dos produtos resultantes, como tijolos e gás comprimido, adiciona um incentivo econômico ao plano.

Um modelo de gestão sustentável

A Moviser SRL convidou os membros do Consórcio a visitar a planta de processamento para avaliar o funcionamento do sistema e esclarecer dúvidas.

Este avanço poderia posicionar San Miguel de Tucumán como um modelo regional na gestão sustentável de resíduos, enfrentando um dos desafios mais urgentes das áreas urbanas.

O projeto, que combina inovação tecnológica com compromisso ambiental, abre uma nova porta para um manejo mais eficiente e sustentável dos resíduos urbanos na capital tucumana.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Câncer de pulmão: qual o papel das emissões

A qualidade do ar, com as partículas naturais em suspensão e também aquelas que são produto de emissões, desempenham...

Noticias relacionadas