A Prefeitura e o governo de Santa Fe estão avançando juntos nas atividades de limpeza e saneamento do arroio Ludueña. Localizam-se em uma área a noroeste de Rosario para a remoção e retirada de resíduos que são jogados e ficam na água.
Estão sendo utilizadas duas retroescavadeiras, cada uma com um braço de 9 metros de comprimento. Isso permite trabalhar simultaneamente em dois setores do arroio, visando proteger a biodiversidade.
Saneamento do arroio Ludueña: as etapas
As atividades de limpeza fazem parte do Plano de Intervenção da Bacia do Ludueña, que tem como objetivo oferecer soluções para um problema histórico.
Aborda desde o risco de inundação e mudanças no uso do solo, até o impacto das atividades econômicas e os assentamentos irregulares, além da presença de resíduos sólidos e despejos não autorizados em uma área.
O Ministério de Obras Públicas, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, apresentou o plano de limpeza do arroio em dezembro.
Atualmente, uma das máquinas está trabalhando no leito do arroio, removendo os resíduos das margens. A outra os retira e os deposita na margem oeste, de onde caminhões os levarão posteriormente.
No final do ano, foi utilizada uma retroescavadeira de 18 metros e 32 toneladas, com a qual trabalhou-se de dentro para afetar o mínimo possível a vegetação.
Como é o Plano de Intervenção da Bacia do Ludueña
“É o primeiro passo na busca de soluções para um problema histórico, adotando uma perspectiva socioambiental que considera tanto o ambiente natural da bacia quanto as dinâmicas econômicas e sociais que a cercam”, afirmaram as autoridades.
O Plano de Intervenção da Bacia do Ludueña conta com três linhas de trabalho e ação:
- A participação cidadã na qual os moradores participaram do processo de audiência pública podem se envolver no planejamento e execução das ações de melhoria da bacia.
- Transformações urbanas: intervenções diretas no território. Com a articulação conjunta entre o Ministério de Obras Públicas da província e a Prefeitura, estão sendo realizados trabalhos de limpeza em áreas críticas. Principalmente nos arredores dos bairros Stella Maris e La Bombacha.
- Complementação por meio de outros programas como as Intervenções Bairrriais Focalizadas (IBF), do Ministério de Justiça e Segurança, e o Plano Abre, do Ministério de Igualdade e Desenvolvimento Humano. A partir destes, são realizadas obras de infraestrutura urbana e serviços, e abordagem social integral nas áreas mais afetadas.
Controle e monitoramento abrangente
Paralelamente, em conjunto com a Aguas Santafesinas, estão sendo realizados levantamentos do sistema pluvial e cloacal. Busca-se garantir o funcionamento e evitar despejos irregulares.
Além disso, está sendo realizado o controle e monitoramento da qualidade ambiental. Por meio do monitoramento permanente da qualidade da água do arroio e seus afluentes, e do controle das atividades econômicas que impactam na bacia.