Os passa-faunas são essenciais para promover o livre deslocamento dos animais e reduzir o risco de atropelamentos.
Junto com a sinalização de velocidades máximas e outras ferramentas viárias, ajudam a proteger a fauna nativa.
Encontros e Riscos nas Estradas de Córdoba
Os motoristas em Córdoba frequentemente se deparam com a fauna nativa como doninhas, veados, doninhas, raposas e tartarugas.
Infelizmente, esses encontros muitas vezes resultam em animais atropelados devido à falta de detecção a tempo. Além disso, o crescimento urbano reduz os refúgios naturais desses animais, aumentando os encontros com humanos.
Solução Proposta: Travessias Seguras para Animais
Ambientalistas insistem na necessidade de construir passa-faunas para prevenir a mortalidade de espécies nativas.
Estes podem ser ecodutos (pontes com terra e vegetação) ou passagens subterrâneas (passagens sob as estradas). É necessário analisar os locais apropriados e as zonas críticas de deslocamento da fauna silvestre.
Iniciativas e Petições
A construção dessas passagens seguras é solicitada por várias entidades ambientalistas, como a Fundação Mil Aves de Córdoba e a Fundação Vida Silvestre, entre outras. Embora tenham enviado pedidos à Direção Provincial de Estradas, ainda não receberam respostas.
Estratégias do Ministério do Ambiente e Economia Circular
O Ministério do Ambiente e Economia Circular de Córdoba trabalha em estratégias para mitigar os atropelamentos. Até agora, a província de Misiones é a única no país com esses dispositivos de preservação da fauna silvestre.
Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve!