Apesar das mudanças climáticas, da poluição e do desmatamento, entre outros fatores que prejudicam o meio ambiente, a natureza não deixa de surpreender mostrando novas formas de vida. Este é o caso de uma floresta de chacay, uma espécie endêmica que cresce apenas em um único local da província de San Juan.
De acordo com o diretor de Florestas Nativas da província de San Juan, Gustavo Mercado, essa floresta está em uma área montanhosa de Calingasta, que já está na categoria vermelha de conservação. Por essa razão, a entrada é permitida apenas para aqueles que realizam atividades de pesquisa.
Embora a existência desta floresta só tenha sido constatada recentemente, há muito tempo já havia literatura e imagens de satélite que registraram sua presença no local.
“O Meio Ambiente havia incorporado esta floresta de chacay no Programa de Ordenamento Territorial de Florestas Nativas da província pelas imagens de satélite obtidas e outras informações bibliográficas, mas até o momento nunca foi visitada. Agora, fizemos uma visita técnica para verificar seu estado vegetativo e tomar medidas de conservação,” afirmou o diretor de Florestas Nativas.
As autoridades de San Juan revisando o local. Foto: Diario de Cuyo.[/caption>
Uma nova descoberta na natureza: a floresta de chacay
A primeira visita a esta floresta de chacay foi realizada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que se aproximou do local para verificar seu estado e protegê-lo, pois se trata de uma espécie que só cresce ali. Nesse sentido, Mercado acrescentou que a floresta abrange um perímetro de 59 quilômetros aos pés da cordilheira de Calingasta e observou que a vegetação está em bom estado.
Além disso, ele apontou que foram encontrados exemplares de arbustos que ultrapassam cinco metros de altura. Devido ao estado da floresta, o diretor destacou que as condições do local cumprem os requisitos necessários para entrar no programa de florestas nativas e assim receber os fundos necessários para garantir sua conservação.
“Por ser uma floresta endêmica, ou seja, de espécies que crescem em um único local e por estar dentro do programa de florestas nativas, recebe fundos do governo para sua conservação. Está em categoria vermelha de conservação, ou seja, só é permitida a entrada para realizar atividades científicas,” afirmou Mercado.
Proibida a entrada para outras atividades que não sejam de pesquisa
Além disso, o diretor de Florestas Nativas afirmou que “é proibida a entrada nesta floresta para a prática de atividades esportivas e recreativas. E estão previstas sanções para pessoas que violarem essa disposição e prejudicarem sua conservação.”
Por fim, ele adiantou que os fundos destinados a este local foram utilizados para cercar todo o perímetro com arame, bem como para a remoção das roseiras mosqueteiras que cresciam neste espaço e são prejudiciais para a saúde do chacay. Até mesmo a cabana foi restaurada para abrigar a equipe responsável pelas atividades de campo e controlar a entrada de pessoas alheias às tarefas no local.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!