A cooperativa Creando Conciencia anunciou o lançamento de uma nova linha de mesas para camping elaboradas com material reciclado. As mesmas podem ser utilizadas para o exterior das residências ou para a realização de atividades recreativas.
A produção dos móveis está a cargo da própria cooperativa no Polo Produtivo de Benavidez. Lá, além disso, fabrica outros produtos como mobiliário urbano e materiais escolares de isopor reciclado.
Dessa forma, Creando Conciencia completa toda a cadeia de valor no processo de fabricação. É a mesma organização que realiza a coleta de resíduos, a separação, a enfardagem, a aquisição da madeira plástica e, por fim, o design, a fabricação e a venda.
Com esse objetivo, Creando Conciencia montou uma unidade de negócios dedicada especificamente à produção dos móveis com madeira plástica reciclada. Isso permitiu aos sócios se capacitarem em diferentes profissões, como marceneiro e soldador.
Além disso, possibilita uma melhoria significativa nas condições de trabalho, uma vez que passaram de coletar e separar resíduos para produzir móveis, qualificando seu trabalho e agregando uma maior rentabilidade.
O trabalho de Creando Conciencia
Creando Conciencia é uma cooperativa de catadores urbanos (ex-catadores de papelão), localizada no partido de Tigre. Dedica-se a coletar, separar, classificar e reciclar resíduos, com dois grandes objetivos, que são o cuidado ambiental e a reinserção laboral.
Foi criada em 2006, diante da preocupação de alguns moradores com o descarte final do lixo e as condições precárias de trabalho dos catadores de papelão. Hoje, a cooperativa já conta com 51 sócios, contratos de coleta em vários bairros de Benavidez e Tigre e diferentes empresas.
Além disso, Creando ministra cursos de capacitação para a separação na fonte, o que colabora fortemente com o trabalho dos recicladores. Seus membros são todos promotores ambientais, certificados pela Faculdade de Agronomia da UBA. Creando Conciencia é um dos poucos Destinos Sustentáveis na província de Buenos Aires, o que significa que pode receber e garantir a rastreabilidade dos resíduos recicláveis.