O impacto ambiental da moda rápida é significativo e as decisões dos consumidores desempenham um papel crucial na formação desta indústria. Com uma crescente conscientização (50% dos compradores reconhecem o impacto ambiental negativo da indústria), existe potencial para uma mudança significativa.
Uma excelente maneira de gerar impacto é prolongar a vida útil das roupas. Duplicar a quantidade média de usos de cada peça poderia reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 44% em comparação com o impacto que geraria produzir uma nova peça.
O #Desafio30Usos motiva os consumidores a prolongar a vida útil de suas roupas, sugerindo que cada peça seja usada pelo menos 30 vezes para reduzir significativamente as emissões de CO2 e os resíduos. Esta iniciativa também lança luz sobre o fato de que a maioria de nós usa habitualmente apenas cerca de 10% do nosso guarda-roupa.
Os compradores costumam optar por marcas de moda rápida devido à sua acessibilidade e ao desafio de identificar produtos sustentáveis. No entanto, existem várias estratégias que os consumidores podem adotar para mitigar a pegada de carbono da moda rápida.
Incorporar a moda circular comprando artigos reutilizados
Ao participar do movimento da moda circular, como comprando roupas de segunda mão, podemos prolongar a vida útil das peças e reduzir a necessidade de nova produção que consome intensivamente recursos.
Escolher roupas usadas em vez de novas reduz as emissões de carbono em média 25%. Ao longo de sua vida útil, comprar roupas de segunda mão economiza 8,41 libras de emissões de CO2, 16,48 kWh de energia e 88,89 galões de água, em comparação com a aquisição de roupas novas. Esta mudança tão poderosa pode ser tão simples como trocar uma visita a uma loja de moda rápida por uma loja de segunda mão.
Adote novos hábitos de compra
Opte por produtos sustentáveis e aproveite o conhecimento sobre as vantagens e desvantagens das fibras naturais e sintéticas para tomar decisões de compra mais conscientes. Quase um quarto (24%) das empresas planeja produzir pelo menos metade de seus produtos com materiais reciclados até 2025. Apoie essas marcas e junte-se aos 65% da Geração Z e aos millennials que preferem fazer compras sustentáveis.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!