Iniciativa verde: serão plantadas 4 mil árvores para mitigar as emissões da Festa da Cerveja

Más leídas

A 17ª edição da Festa Provincial da Cerveja em Godoy Cruz destacou-se por sua iniciativa verde: ser o primeiro 100% neutro em carbono.

Dentro de um ano, toda a emissão de gases de efeito estufa gerada durante o evento será compensada por iniciativas como reflorestamento municipal e criação de corredores biológicos em colaboração com outros departamentos da área metropolitana.

Iniciativa verde e uso de energia renovável

Desde 2015, os dados sobre os gases de efeito estufa gerados pela festa têm sido registrados. Em 2024, sob a gestão do prefeito Diego Costarelli, decidiu-se que o evento seria neutro em carbono, compensando um total de 2.438,9 toneladas de CO2.

“Medimos a energia gerada, os meios de transporte utilizados, os resíduos gerados e o consumo de alimentos e bebidas. Desta vez, o uso de energia convencional diminuiu 5 pontos em comparação com o ano anterior, graças à instalação de energia renovável. Além disso, o volume de resíduos também diminuiu pela metade em relação a 2023, graças à planta de separação e à Cooperativa Los Triunfadores”, destacou Costarelli.

Compromisso com as mudanças climáticas

Costarelli enfatizou que a edição da Festa da Cerveja não apenas celebrou a música e a gastronomia, mas também liderou pelo exemplo na luta contra as mudanças climáticas: “Somos um dos poucos municípios da província com um Plano Local de Ação Climática. Esse enfoque sustentável consolida sua posição como um evento comprometido com o presente e o futuro do ambiente”.

Programa de neutralização total de emissões

O programa de neutralização total de emissões inclui o plantio de árvores, uma das ações mais poderosas para combater as mudanças climáticas. Em 2025, cerca de 4.000 árvores serão plantadas na região metropolitana e setores do Piedemonte serão reflorestados com espécies autóctones.

Além disso, os programas de agricultura urbana serão fortalecidos, enfatizando a consciencialização sobre a perda e desperdício de alimentos, e hortas serão criadas em jardins de infância e centros sociais e desportivos.

Como parte do plano, será implementado o Programa Bem-Estar, que promove o consumo consciente de alimentos junto com esporte e saúde mental. Por fim, haverá um forte investimento em energias limpas.

Já conheces nosso canal do YouTube? Subscreva!

Últimas noticias

As grandes cidades da América Latina enfrentam uma crise sanitária devido à proliferação de escorpiões.

O Brasil está passando por uma preocupante explosão de escorpiões em suas cidades, um fenômeno impulsionado pelo desenvolvimento urbano...

Noticias relacionadas