Iniciativa verde: serão plantadas 4 mil árvores para mitigar as emissões da Festa da Cerveja

Más leídas

A 17ª edição da Festa Provincial da Cerveja em Godoy Cruz destacou-se por sua iniciativa verde: ser o primeiro 100% neutro em carbono.

Dentro de um ano, toda a emissão de gases de efeito estufa gerada durante o evento será compensada por iniciativas como reflorestamento municipal e criação de corredores biológicos em colaboração com outros departamentos da área metropolitana.

Iniciativa verde e uso de energia renovável

Desde 2015, os dados sobre os gases de efeito estufa gerados pela festa têm sido registrados. Em 2024, sob a gestão do prefeito Diego Costarelli, decidiu-se que o evento seria neutro em carbono, compensando um total de 2.438,9 toneladas de CO2.

“Medimos a energia gerada, os meios de transporte utilizados, os resíduos gerados e o consumo de alimentos e bebidas. Desta vez, o uso de energia convencional diminuiu 5 pontos em comparação com o ano anterior, graças à instalação de energia renovável. Além disso, o volume de resíduos também diminuiu pela metade em relação a 2023, graças à planta de separação e à Cooperativa Los Triunfadores”, destacou Costarelli.

Compromisso com as mudanças climáticas

Costarelli enfatizou que a edição da Festa da Cerveja não apenas celebrou a música e a gastronomia, mas também liderou pelo exemplo na luta contra as mudanças climáticas: “Somos um dos poucos municípios da província com um Plano Local de Ação Climática. Esse enfoque sustentável consolida sua posição como um evento comprometido com o presente e o futuro do ambiente”.

Programa de neutralização total de emissões

O programa de neutralização total de emissões inclui o plantio de árvores, uma das ações mais poderosas para combater as mudanças climáticas. Em 2025, cerca de 4.000 árvores serão plantadas na região metropolitana e setores do Piedemonte serão reflorestados com espécies autóctones.

Além disso, os programas de agricultura urbana serão fortalecidos, enfatizando a consciencialização sobre a perda e desperdício de alimentos, e hortas serão criadas em jardins de infância e centros sociais e desportivos.

Como parte do plano, será implementado o Programa Bem-Estar, que promove o consumo consciente de alimentos junto com esporte e saúde mental. Por fim, haverá um forte investimento em energias limpas.

Já conheces nosso canal do YouTube? Subscreva!

Últimas noticias

Não são todas iguais: estudo confirma a existência de quatro espécies de girafa.

Um recente análise da morfologia craniana das girafas confirmou o que estudos genéticos haviam apontado quase uma década atrás:...

Noticias relacionadas