A empresa sueca Tetra Pak, conhecida por suas inovações em embalagens, comprometeu um investimento de 100 milhões de euros anuais nos próximos 5 a 10 anos para desenvolver embalagens sustentáveis.
Segundo Mauricio Borgeaud, diretor de Serviços da Tetra Pak Cone Sul, o objetivo é abordar os desafios ambientais, sociais e econômicos por meio de um modelo de produção responsável.
Cinco chaves para a embalagem sustentável do futuro
A Tetra Pak identificou os principais atributos que a embalagem do futuro deve cumprir:
- Uso de materiais renováveis e reciclados, obtidos de forma responsável.
- Carbono neutro, reduzindo o impacto climático na produção e distribuição.
- Segurança alimentar e redução do desperdício, garantindo acesso a produtos de qualidade.
- Totalmente reciclável, com um sistema que preserve os materiais utilizados.
- Maximização de materiais com baixo impacto ambiental, evitando a exploração excessiva de recursos.
Um compromisso com a sustentabilidade
A criação da embalagem mais sustentável do mundo é um desafio ambicioso, mas existem empresas comprometidas com o planeta e a sociedade.
Com esta iniciativa, a Tetra Pak busca estabelecer um novo padrão na indústria, reforçando a transição para um modelo de economia circular e baixo em carbono.
O problema do desperdício de alimentos no mundo
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa vêm de alimentos que não são consumidos, seja por desperdício ou descarte.
Este problema, juntamente com o crescimento acelerado da população, impulsiona a necessidade de sistemas de produção e embalagem mais sustentáveis.
As projeções da ONU estimam que até 2050, a população mundial atingirá 9,7 bilhões de pessoas, exigindo produzir 70% mais alimentos, aumentando a pressão sobre os recursos naturais.
Para enfrentar esse desafio, empresas como Tetra Pak e outras começaram a desenvolver embalagens com materiais renováveis. O objetivo é manter a qualidade e nutrientes dos produtos, evitando o desperdício de alimentos e reduzindo a emissão de gases poluentes.