Processam a primeira colheita de cânhamo na Patagônia.

Más leídas

Durante os últimos dias, a Chacra Modelo da Fundação Gen em General Roca foi palco de um dia histórico para o Alto Vale do **Rio Negro**: foi realizado o **primeiro processamento agroindustrial do cultivo de cânhamo** na **Patagônia**. A atividade marcou um marco no avanço em direção a uma matriz produtiva mais diversificada, **[sustentável e inovadora](https://noticiasambientales.com/innovacion/plasticos-de-un-solo-uso-son-reemplazados-con-derivados-del-canamo/)** na região.

O evento reuniu representantes de governos provinciais e municipais, instituições científicas, empresas e organizações civis. Foi o culminar de um processo iniciado com **cultivos experimentais** realizados pela Fundação Gen em Mari Menuco (Neuquén) e General Roca (Rio Negro), em parceria com atores públicos e privados.

Durante o dia, **o material vegetal colhido foi processado com três tipos de maquinaria**. Por um lado, o grão foi separado para obter sementes e produzir óleo. Por sua vez, os talos foram picados para serem usados na fabricação de placas para construção ecológica. As tarefas contaram com a colaboração do Município de General Roca, que disponibilizou uma debulhadora e uma classificadora.

Entre os presentes destacaram-se a prefeita María Emilia Soria, funcionários provinciais de Neuquén e Rio Negro, representantes da **Agência Reguladora da Indústria do Cânhamo e Cannabis Medicinal (ARICCAME)**, instituições acadêmicas e científicas como o INTA e a Universidade Nacional de Rio Negro, e técnicos responsáveis pelos cultivos.

Processam a primeira colheita de cânhamo na Patagônia. Foto: Argentina.gob.
Processam a primeira colheita de cânhamo na Patagônia. Foto: Argentina.gob.

A indústria agroindustrial do cânhamo em ascensão

“Estamos dando um passo enorme”, celebrou Soria, que também valorizou o investimento no **cânhamo como motor de desenvolvimento regional** e destacou o papel da Fundação Gen na produção de sementes adaptadas ao clima e solo patagônico. Na mesma linha, Armando Vidal, da Secretaria de Produção de Neuquén, enfatizou que o cânhamo “tem um enorme potencial industrial, medicinal e ambiental” e destacou que este cultivo experimental é “um caso de sucesso”.

A partir da Fundação Gen, os organizadores destacaram que compartilhar esses avanços concretos é fundamental para **incentivar mais produtores a se envolverem nessa cadeia de valor emergente**, que abre novas oportunidades para a região.

Um cultivo com história e futuro

O cânhamo é **[uma das plantas mais versáteis](https://noticiasambientales.com/compromiso-ambiental/utilizar-mas-canamo-para-usar-menos-petroleo-y-cuidar-al-planeta/)** conhecidas pela humanidade, com usos que abrangem mais de 25.000 produtos em setores como **alimentação**, construção, **cosmética**, **energia**, têxtil, automotivo e **medicina**. Apesar de sua história milenar, com registros desde 2500 a.C., na Argentina seu desenvolvimento foi limitado por questões políticas e culturais.

Atualmente, o cânhamo ressurge como uma oportunidade estratégica para impulsionar a economia regional, gerar empregos, diversificar a produção e **[promover práticas sustentáveis](https://noticiasambientales.com/compromiso-ambiental/utilizar-mas-canamo-para-usar-menos-petroleo-y-cuidar-al-planeta/)**. Com baixo consumo de água, capacidade de recuperação de solos e múltiplas aplicações industriais, ele se apresenta como uma **ferramenta chave** para o desenvolvimento agroindustrial patagônico.

Cânhamo. Foto: Argentina.gob.
Cânhamo. Foto: Argentina.gob.

Para que serve o cânhamo cultivado?

O cânhamo cultivado é utilizado para fabricar **uma grande variedade de produtos**, incluindo:

  • Têxteis: Podem ser fabricados tecidos 100% cânhamo, mas também é misturado com outras fibras para roupas e móveis.
  • Produtos alimentícios: As sementes de cânhamo são usadas em alimentos para aves e na alimentação humana. O óleo de cânhamo é usado para cozinhar, em cremes e na fabricação de tintas.
  • Industriais: O cânhamo é usado para fabricar cordas, papel, bioplásticos, isolamentos, biocombustíveis, plásticos, feltros, tintas e vernizes.
  • Construção: O cânhamo é usado para fabricar móveis, esteiras, sacos, isolantes, geotêxteis contra a erosão.
  • Higiene: O cânhamo é usado para fabricar sabão e xampu.
  • Medicina natural: O cânhamo é usado na medicina natural.
  • Cuidado animal: O cânhamo é usado para fabricar ração para animais, leitos para animais e areia para gatos.

Em alguns países, como França, Canadá e Suécia, existem indústrias dedicadas à produção de derivados de qualidade do cânhamo.

Fonte: LM Neuquén.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas