A empresa Trasa, certificada como empresa B e comprometida com a inclusão financeira, mediu sua pegada de carbono correspondente ao período 2023-2024 e compensou juntamente com a do ciclo anterior, por meio de créditos em projetos ambientais. Essas iniciativas estão focadas na geração de energia eólica em Chubut e na conservação da biodiversidade na Amazônia.
Durante o período 2022, as emissões da Trasa foram equivalentes a 86,7 toneladas de CO2, número que subiu para 140,89 toneladas em 2023. Esse aumento se deve à incorporação de novas variáveis de análise na medição, realizada sob os padrões do protocolo GHG, que estabelece diretrizes para a gestão de emissões de gases de efeito estufa.
O protocolo distingue três tipos de emissões de Alcance 1 (diretas) para a combustão de combustíveis fósseis e emissões de veículos próprios, de Alcance 2 (indiretas), para o consumo de eletricidade adquirida e de Alcance 3 (outras indiretas) para emissões derivadas de viagens de negócios, disposição de resíduos e produção de materiais adquiridos.
Trasa conseguiu reduzir em 48,09% as emissões por combustão móvel em Alcance 1. Em Alcance 2, as emissões aumentaram em 100,41% devido à expansão da empresa, com novos escritórios e depósitos. No entanto, em Alcance 3, foram alcançadas reduções na logística para aterro (1,28%), viagens de trabalhadores (2,71%) e logística Andreani (28,57%), embora as viagens de negócios de avião tenham aumentado em 127,48%.

## Estratégias de compensação
Para mitigar seu impacto ambiental, Trasa implementou medidas como capacitações para colaboradores e redução de gastos energéticos. Além disso, desenvolveu projetos como a venda de cartões virtuais, que evitaram a emissão de 2,54 toneladas de CO2 em 2022 e 2,18 toneladas em 2023.
Pela primeira vez, a empresa compensou suas emissões por meio da compra de créditos de carbono, alcançando um total de 227,59 toneladas de CO2 equivalentes. Os projetos selecionados incluem Winds Projects Argentina, com seis parques eólicos que geram energia limpa, e Castañeros REDD+, destinado à proteção da Amazônia e à conservação de sua biodiversidade, beneficiando 405 famílias locais.
Além da redução de seu impacto ambiental, Trasa reafirma seu compromisso com a inclusão social. Nos bairros populares, onde a vulnerabilidade às mudanças climáticas é maior devido à falta de infraestrutura, essas ações buscam gerar um impacto positivo e sustentável, contribuindo tanto para o meio ambiente como para o bem-estar das comunidades mais desfavorecidas.

## ¿O que são as emissões de carbono e o que elas causam?
As emissões de carbono são a liberação de gases como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) na atmosfera. Essas emissões são uma das principais causas do aquecimento global.
### Principais fontes de emissões de carbono
– A combustão de combustíveis fósseis (carvão, gás natural e petróleo) para gerar energia e para o transporte
– A indústria manufatureira
– A mineração e outros processos industriais
– O setor da construção
– O processo digestivo dos animais
– Efeitos das emissões de carbono
– O aquecimento global
– As mudanças climáticas
– O aumento do nível do mar
– A intrusão de água salgada
– As prolongadas secas
– A fome
A pegada de carbono é um indicador ambiental que mede a quantidade de gases de efeito estufa que são emitidos como consequência de uma atividade específica.
[Acesse nosso canal de YouTube e inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)