7 formas sustentáveis de viajar: proteja a vida selvagem e ajude o planeta

Más leídas

Viajar é uma experiência incrível, mas muitas vezes esquecemos do impacto ambiental que deixamos para trás. Se você ama tecnologia, viagens e se preocupa com o meio ambiente, aqui estão algumas maneiras de viajar de forma mais sustentável enquanto ajuda a proteger a vida selvagem.

1.   Use um eSIM e reduza os resíduos plásticos

A vantagem TOP de usar uma solução tecnológica como um eSIM para viajar para a Argentina é que mantém você conectado e reduce os resíduos plásticos dos cartões SIM. Os eSIM são uma alternativa digital aos cartões SIM e, além de serem práticos, ajudam o meio ambiente.

  • A quantidade de resíduos eletrônicos, como os dos cartões SIM, representa um perigo para os ecossistemas e a saúde. Optando por um eSIM, você reduz esse impacto.
  • Em países como a Argentina, onde você pode precisar de sinal em áreas remotas, um eSIM para viagens permite contratar dados sem precisar procurar uma loja física.

Por que é importante? Depender menos do plástico significa menos poluição e mais proteção para os ecossistemas onde vivem espécies locais como condores e jaguares.

2.   Reduza o uso de plásticos descartáveis

Se há algo que faz a diferença ao viajar, são as pequenas mudanças. Além de beneficiar o meio ambiente, os seguintes hábitos ajudam você a economizar dinheiro e promover maneiras sustentáveis de viajar. Muitos destinos têm iniciativas ecológicas para os viajantes.

Os plásticos são mortais para a vida marinha. Por exemplo, as tartarugas confundem sacolas com águas-vivas, um alimento básico para elas. Quando viajar, evite depender do plástico.

3.   Escolha acomodações ecológicas

Talvez você se surpreenda ao saber que escolher uma acomodação verde é possível. De fato, é necessário, pois as opções sustentáveis beneficiam o planeta enquanto você desfruta de experiências interessantes com atividades que o conectam com a natureza e a cultura local.

  • Hotéis verdes: procure hotéis com certificações como EarthCheck ou Green Key.
  • Hospedagem local: apoiar as comunidades locais ajuda a preservar seu ambiente.

As acomodações sustentáveis utilizam energia renovável, reduzem o desperdício e promovem a conservação da biodiversidade local. O turismo responsável respeita os ecossistemas.

4.   Evite atrações que explorem animais

Nem tudo que parece turístico é ético. Já existem estudos que confirmam que os turistas preferem pagar mais por atividades que não envolvam o sofrimento animal, por exemplo:

  • Não montar em elefantes
  • Não assistir a espetáculos com animais
  • Não nadar com golfinhos

Investigue antes de visitar parques ou santuários. Procure aqueles que realmente promovem a reabilitação e conservação para garantir que você não contribua para a exploração animal.

5.   Viaje fora da temporada para ter um menor impacto

A evitar as épocas altas tem benefícios ambientais e sociais:

  • Menos turistas significam um menor impacto na fauna e flora locais.
  • Você economizará uma boa quantia em voos e acomodações.
  • As aglomerações podem prejudicar habitats sensíveis e estressar os animais.

6.   Use transporte sustentável sempre que possível

Mover-se de forma inteligente é fundamental para uma viagem mais ecológica:

  • Caminhe ou alugue uma bicicleta para distâncias curtas.
  • Use transporte público em vez de táxis ou carros alugados.
  • Se voar, opte por companhias aéreas mais sustentáveis.

O transporte gera 15% das emissões de gases do efeito estufa globalmente. Levando isso em consideração, você pode fazer parte da mudança em direção a um mundo mais respeitoso.

7.   Apoie atividades locais e guias da mesma região

Optar por atividades locais é um investimento sustentável que tende a melhorar a economia do local e também oferece ao viajante uma experiência mais autêntica:

  • Escolha passeios organizados por comunidades indígenas ou rurais: dessa forma, você garante que o dinheiro que gasta fique na comunidade. Em lugares como Chiapas, os passeios às comunidades tzotziles proporcionam uma visão única de seu modo de vida.
  • Compre artesanato local: produtos feitos à mão por artesãos locais, como cerâmica ou joias, feitos com amor e que criam um vínculo com o local de origem. Além disso, possuem baixa pegada de carbono, pois não requerem longas viagens.
  • Apoie atividades tradicionais: na oficina de culinária regional, em uma dança tradicional ou em um passeio agrícola; tudo é para apoiar a preservação da cultura e retribuir aos locais.

Tudo isso contribui para melhorar o meio ambiente e a cultura, além de ajudar as economias locais.

Está pronto para ser parte da mudança quando viajar?

É mais fácil do que parece viajar de forma sustentável. Faça pequenas mudanças em suas decisões diárias e terá as ferramentas necessárias para proteger o planeta e a vida selvagem. Inclua a sustentabilidade em seu próximo plano e faça do mundo um lugar melhor!

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Por que são consumidos poucos legumes na Argentina mesmo sendo saudáveis?

O consumo anual de legumes na Argentina por pessoa é de apenas 800 gramas, muito abaixo da média mundial...

Noticias relacionadas