Numa jornada que combinou arte e ciência em um local Ramsar de San Luis, mais de 40 visitantes puderam percorrer o espaço natural protegido e aprender sobre questões ambientais.
Conheceram os açudes (ou seja, as construções hidráulicas que são colocadas em rios ou arroios para desviar parte do caudal de água) de Lagunas de Guanacache, Desaguadero e del Bebedero.
Jornada de arte e ciência em um local Ramsar
O encontro, que buscou fundir a arte com os saberes científicos e populares, teve como objetivo sensibilizar a comunidade com dados históricos sobre o valor ambiental do espaço natural, que contém características únicas sobre a flora e a fauna locais.

A jornada artística também abordou as particularidades da confluência de os dois rios do local Ramsar “Jarilla e Desaguadero”. Além disso, sobre a vegetação típica da região, onde abundam os espinilhos, os chañares, algumas alfarrobeiras reconhecíveis por seus troncos de cor verde.
“Cada espaço natural contém saberes ancestrais e estudos científicos que são essenciais para conscientizar a sociedade sobre o seu valor ecológico“, indicou Silvina Liz Spagnotto, pesquisadora do CONICET e integrante do grupo Cuerpos de Agua en Red.
“A arte é uma ponte que pode unir esses conceitos, aproximar o público de diferentes disciplinas e dar lugar a outra linguagem com a criação de intervenções artísticas”, acrescentou.
A cientista foi uma das impulsoras da atividade, juntamente com a organização internacional “Bitácora de Aguas”. Além disso, colaborou o grupo local “Cuerpos en Red”.
Esta organização internacional também compartilhará no final deste mês os desenhos e intervenções artísticas que foram realizados, por meio de suas redes.

“Bitácora de Aguas”: sua história e trabalho em rede
Com mais de 10 anos de trajetória, a organização “convida a conectar com as
águas que habitam os territórios e celebrar os ciclos junto a elas”.
O espaço que promove os encontros das pessoas com o ambiente, as convoca a criar e apropriar-se de um olhar sensível, crítico e experimental, com novas formas de registrar-cartografar a realidade das águas.
Também buscam convidar a viver e repensar os conhecimentos que circulam,
por meio do diálogo e do cuidado situado.
O que é um local Ramsar
Um local Ramsar é uma área úmida designada como de “importância internacional”.

Assim os classifica a Secretaria da Convenção de Ramsar, em Gland (Suíça). São designados com base nos Critérios para a identificação de Áreas Úmidas de Importância Internacional.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!