Em uma ótima notícia para o ecoturismo em Chubut, foi confirmado, de acordo com um estudo, que cerca de 2800 golfinhos chegaram ao Golfo San Matías entre 2004 e 2022.
A área é lar de uma impressionante biodiversidade marinha, e esta pesquisa conseguiu quantificar o caso dos cetáceos. Os pesquisadores utilizaram uma base de dados de fotos de barbatanas dorsais tiradas desde 2004 para identificar indivíduos únicos.
Golfo San Matías: o que diz a pesquisa
Golfinhos no Golfo San Matías.
Os resultados do estudo indicam que, entre 2004 e 2022, aproximadamente 2800 golfinhos entraram no Golfo.
Em 2022, cerca de 1200 indivíduos foram identificados. Isso confirma que os golfinhos estão presentes durante todo o ano, embora o tamanho e a composição dos grupos possam variar.
A pesquisa também destaca que esses cetáceos entram e saem do Golfo constantemente, tornando a área um ponto estratégico para a observação de golfinhos.
Ideal para o ecoturismo
Esta descoberta reforça o apelo turístico do local, oferecendo uma experiência única para aqueles que buscam se conectar com a natureza e a vida marinha.
Assim, o Golfo se consolida como um destino atrativo para o ecoturismo. É possível desfrutar da observação responsável de golfinhos em seu habitat natural. Os pequenos golfinhos, conhecidos por sua energia e seus saltos acrobáticos, atraem anualmente centenas de turistas em busca de uma experiência única.
Existem duas empresas locais que oferecem o serviço de avistamento de golfinhos (“Estación Marítima Commersoni” e “Toninas Adventure”), que já estão prontas para receber os visitantes com embarcações especialmente equipadas.
Os atrativos golfinhos do Golfo.
Como é o Golfo
- Estende-se entre punta Bermeja, em Río Negro, e punta Norte, no extremo da península Valdés.
- Tem uma profundidade de cerca de 148 km e uma largura na sua boca de cerca de 118 km.
- As águas são muito profundas e seguras para a navegação.
- Em seu interior encontram-se os portos de San Antonio Oeste, San Antonio Este e Punta Colorada.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!