O turismo sustentável ou eco-responsável está em pleno auge, com um consumidor instruído que busca estadias em harmonia com a natureza. Tundras, vales e montanhas. Estepe, floresta, praias e campo. Nesse sentido, a CADAMDA – Câmara da Madeira – destaca a crescente tendência mundial de construir domos, tipis, cabanas e bangalôs de madeira como uma alternativa sustentável, que respeita o ambiente, captura carbono e com um impacto ambiental muito menor, promovendo em todos os cantos do mundo um turismo responsável e ecológico.
Vantagens das Construções de Madeira:
-
- Menor impacto ambiental
- Captura de carbono
- Alta durabilidade
Construções de madeira: uma alternativa ecológica para um turismo sustentável
Sem dúvida, o turismo sustentável ganhou destaque nos últimos anos, e com ele, as construções em madeira assumiram um papel central na busca por experiências imersivas em ambientes naturais. As estruturas de madeira, como domos geodésicos, tipis, cabanas e bangalôs, oferecem uma combinação perfeita entre conforto, design e baixo impacto ambiental.
O panorama levanta, então, o mesmo paradigma que nas cidades: escolher construir com madeira, como é costume nos países do hemisfério norte. A madeira é um dos materiais mais ecológicos disponíveis no mercado da construção.
Diferentemente de materiais como concreto ou aço, sua fabricação requer menos energia e gera menos gases de efeito estufa. Utilizar madeira certificada, proveniente de florestas geridas de forma sustentável, também garante a preservação dos ecossistemas florestais.
“Além disso, a madeira tem uma capacidade única para capturar e armazenar carbono, reduzindo assim a pegada de carbono de suas instalações. É por isso que – tanto nestes novos tipos de hospedagem, como em países, cidades, edifícios e arranha-céus – a madeira tem a virtude inerente de integrar-se naturalmente em um ambiente verde, reforçando a imagem de local de relaxamento, perto da natureza, calma e serenidade”, explica Daniel Lassalle, gerente da CADAMDA.
Tipos de Estruturas de Madeira para o Turismo Sustentável
Domos Geodésicos: Estruturas semiesféricas de grande resistência e eficiência térmica. Graças ao seu design, otimizam a distribuição de calor e luz, reduzindo o consumo energético.
São ideais para ecoturismo e acomodações boutique em ambientes naturais. Além disso, são estruturas estáveis e resistentes às condições climáticas. Possuem um bom isolamento térmico e acústico. Podem ser personalizados em tamanho, cor e acabamentos. Seu design inteligente facilita a montagem e desmontagem. É de fundamental importância destacar que os de madeira são muito duráveis e resistentes ao fogo. E, sua forma esférica e distribuição do peso os tornam resistentes a esses fenômenos naturais.
São geralmente utilizados para experiências que valorizam a introspecção e espiritualidade (estufas, salas de yoga, centros espirituais, mirantes, etc.)
Tipis: Inspirados nas habitações tradicionais dos povos indígenas da América do Norte, esses refúgios cônicos de madeira e lona são altamente resistentes ao clima e fáceis de montar. Sua simplicidade e contato direto com a natureza os tornaram uma opção popular em campings sustentáveis. Por serem construídos com madeira industrial para o exterior, têm alta resistência às intempéries, sendo atraente no turismo sustentável.

Os postes flexíveis suportam ventos fortes e outras severidades climáticas. São fáceis de montar e desmontar. São ideais para modos de vida nômades. Possuem um perfil lúdico muito marcante, sendo ideal para promover espaços de jogo e aventuras para crianças. Os tipis de madeira podem ajudar a fomentar a imaginação e a romper com as convenções para desenvolver o cérebro. Algumas madeiras que podem ser utilizadas para fazer tipis são: Álamo tremedor, Álamo, Bétula, Pinho.
Cabanas de Madeira: Um clássico do turismo rural, as cabanas oferecem calor e versatilidade. Seu isolamento natural e adaptabilidade a diferentes climas as tornam uma opção eficiente em termos energéticos. A madeira é um excelente isolante natural.
É altamente resistente ao fogo, pois queima lentamente e emite poucos gases perigosos. Oferecem múltiplos designs, desde tradicionais até vanguardistas, com altos níveis de personalização e reformas. Sempre a vantagem estética da madeira proporciona uma estética natural e acolhedora. E, com o tratamento adequado, uma casa de madeira pode durar cerca de 100 anos.
Bangalôs: Pequenas casas de madeira projetadas para oferecer conforto sem perder a conexão com o ambiente. São uma opção cada vez mais utiliz