Puerto Iguazú anunciou o início do processo de certificação para se tornar um destino sustentável até o final de 2022. O objetivo era obter um selo distintivo que acreditasse seu compromisso com o cuidado do meio ambiente, cumprindo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Após completar várias etapas, incluindo a apresentação do diagnóstico e do plano de ação, foi anunciada a obtenção da certificação de nível padrão concedida pela Biosphere.
O anúncio foi feito através das redes sociais. “Após um grande trabalho em equipe, podemos anunciar que Puerto Iguazú é o primeiro destino sustentável certificado da Argentina e um dos primeiros da região”, postou Fabián Román, da fundação Plan 21.
Certificação e alianças estratégicas
A certificação está inserida no programa Transformando o Futuro, uma iniciativa realizada na América Latina através da parceria entre Fundação Zurich, Universal Assistance, Fundação Plan21 e o Instituto de Turismo Responsável da Espanha.
Este programa busca transformar destinos turísticos com impacto social e econômico para as comunidades locais. A certificação da metodologia Biosphere baseia-se na contribuição aos 17 ODS da Agenda 2030.
O processo de certificação começou em dezembro de 2022 e contou com o apoio das empresas turísticas do destino, o compromisso de Iturem e o apoio local da Fundação Ecologista Verde. Esta fundação coordenou ativamente as tarefas relacionadas aos ODS no âmbito social, impulsionando as economias regionais e capacitando os produtores e empreendedores locais.
Juan Manuel Velazco, presidente da Fundação Ecologista Verde, explicou que o destino obteve a certificação padrão com base no diagnóstico e plano de ação apresentados pelo município. No próximo ano, eles deverão renovar a certificação e o auditor avaliará os avanços no plano de ação. O objetivo é melhorar continuamente.

A importância da certificação de “destino sustentável”
A certificação não se baseia apenas nas ações do governo, mas também na contribuição das empresas privadas, muitas das quais já possuem certificações internacionais em sustentabilidade.
A certificação abrange aproximadamente 400 pontos, e cada destino escolhe em quais ser avaliado. No caso de Iguazú, cerca de 260 pontos foram avaliados, corroborando ações em igualdade de gênero, consumo de água, segurança, higiene e promoção da saúde.
Cada item avaliado possui um plano de ações para melhorar constantemente, uma vez que as exigências para a sustentabilidade mudam com o tempo.
“Os itens para uma certificação em sustentabilidade não são os mesmos de dez anos atrás, é um processo constante no qual cada destino deve avançar e abordar todos os aspectos”, destacou Velazco.
Puerto Iguazú é o primeiro destino na Argentina a obter essa certificação em sustentabilidade e o segundo na América Latina. Além disso, está entre os quinze em toda a América e entre os 100 destinos certificados em nível mundial.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!