Os Rojos: a maravilha natural de La Rioja que te transporta a Marte

Más leídas

No sudeste de La Rioja, a Reserva Provincial Los Colorados impressiona com uma paisagem que parece saída de outro planeta. Tamanha é a beleza deste lugar que foi declarado reserva em 2015. De fato, esta reserva combina imponentes formações de arenito vermelho, petróglifos milenares e uma tranquilidade que convida a conhecê-la e conectar-se com a natureza.

Embora seja possível desfrutar da beleza da reserva durante todo o ano, o mais recomendado é visitá-la durante os meses quentes de dezembro a março, se possível de manhã, já que o clima durante essa parte do dia é ideal para o passeio. Além disso, é fundamental levar água, chapéu, roupas confortáveis, tênis de trekking e protetor solar.

Para chegar à reserva, localizada a apenas 20 quilômetros a noroeste da cidade riojana de Patquía, no quilômetro 1119 da Rota Nacional 74, os visitantes que desejam ir desde a cidade de La Rioja devem pegar a Rota Nacional 38 e depois a 74, por 106 quilômetros. Como chegar a Los Colorados. No entanto, aqueles que desejam sair de Chilecito devem pegar a Rota Nacional 40 e depois a 74 por 96 quilômetros, ou utilizar o transporte público, que tem uma parada na entrada da reserva.

O local está aberto durante todo o ano, das 8:30 às 18:00, e o valor da entrada gira em torno de $25.000, incluindo um passeio guiado, o qual é obrigatório para explorar este espaço repleto de beleza e natureza.

Reserva Provincial Los Colorados, em La Rioja. Foto: La Ruta Nacional.
Reserva Provincial Los Colorados, em La Rioja. Foto: La Ruta Nacional.

O que ver e fazer em Los Colorados?

Estes são os locais que podem ser visitados na Reserva Provincial Los Colorados:

Paisagens que lembram Marte

O principal atrativo são suas formações geológicas de arenito vermelho, moldadas por milhões de anos de erosão. Os tons intensos das rochas, em contraste com o céu e a vegetação escassa, criam uma paisagem surrealista.

Arte rupestre e arqueologia

A reserva abriga mais de 200 petroglifos que contam histórias das antigas culturas indígenas. Também foram encontrados vestígios de cemitérios, pilões e assentamentos que revelam como viveram os povos originários.

Caminhadas e trekking

A atividade principal em Los Colorados. As trilhas sinalizadas levam a impressionantes geoformas naturais como “El Murciélago” e “La Tortuga”. Entre os passeios, destaca-se a “Cueva del Chacho”, refúgio do líder Ángel Vicente Peñaloza, que é explorado em um circuito guiado de aproximadamente uma hora.

A Reserva Provincial Los Colorados é ideal para fazer trekking. Foto: La Ruta Nacional.
A Reserva Provincial Los Colorados é ideal para fazer trekking. Foto: La Ruta Nacional.

Mirantes panorâmicos

De vários pontos elevados, é possível desfrutar de vistas espetaculares da paisagem desértica, ideal para fotografias memoráveis.

Observação astronômica

Graças à baixa poluição luminosa, o céu noturno de Los Colorados é perfeito para contemplar estrelas, a Via Láctea e planetas a olho nu.

Descoberta da flora autóctone

O ambiente árido é pontilhado de cactos, jarillas e outras plantas que adicionam um toque de vida à paisagem avermelhada.

Los Colorados não é apenas uma maravilha natural, mas também um local repleto de história e cultura. Sua atmosfera de outro mundo, combinada com sua riqueza arqueológica e paisagística, o torna um lugar imperdível para quem busca experiências únicas. Caminhar entre rochas vermelhas, descobrir segredos ancestrais fará com que os visitantes se sintam em Marte, pelo menos por um momento.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

A biodiversidade de árvores impulsiona a riqueza de peixes na Amazônia

De acordo com um estudo publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a riqueza...

Noticias relacionadas