Já começou a temporada de turismo em El Impenetrable. O Governo do Chaco, o Parque Nacional e a Fundação Rewilding Argentina trabalharam em conjunto com as comunidades locais para conservar os ecossistemas únicos e consolidá-lo como destino natural.
Recentemente, foi anunciado o lançamento da temporada e foram apresentadas as novidades.
Turismo em El Impenetrable: as aventuras para a temporada
O Impenetrable do Chaco é um santuário de biodiversidade. Abriga bosques de algarrobos, palo santos, quebrachos, além de pastagens, lagoas e espécies em perigo de extinção.
O Rio Bermejo. (Foto: Horacio Barbieri).
Este é o caso do tatu-canastra, tamanduá-bandeira, anta, do aguará guazú e da onça-pintada.
Para descobrir El Impenetrable, tanto o parque nacional quanto seus portais de acesso e vilarejos vizinhos oferecem muitas opções.
Os “Empreendedores pela Natureza” oferecem experiências turísticas guiadas, como caminhadas pelo monte e passeios de barco pelo rio, oficinas de tingimento natural de lã e tecelagem, e gastronomia regional.
“O imponente rio Bermejo representa o limite norte do parque nacional e deslumbra os visitantes com espetáculos de uma fauna abundante e pores do sol inesquecíveis, que são vividos em aventuras de caiaque ou de barco na companhia de um guia local”, descrevem as autoridades.
Para explorar o monte, a trilha Pegada Impenetrável propõe um percurso extenso e deslumbrante às margens do rio Bermejito, com um abrigo para pernoitar.
Glamping em El Impenetrable. (Foto: Horacio Barbieri_Rewilding Argentina).
No outro extremo do parque nacional, a Trilha da Selva oferece observação de mamíferos e aves em um circuito de florestas ciliares às margens do Bermejo. No vilarejo La Armonía, também é possível alugar bicicletas e fazer um passeio de caiaque pelo rio Bermejito.
Opciones gastronômicas
A gastronomia é uma parte importante da experiência. As cozinheiras de El Impenetrable compartilham os sabores do monte do Chaco, “preparados com produtos locais, como farinha de algarroba, mistol e chañar”, em suas casas ou nas praças dos vilarejos. Funcionam como ponto de encontro local e para almoços e jantares.
A natureza em El Impenetrable. (Foto: Ariel Amoroso).
Por sua vez, os artesãos da região compartilham as técnicas ancestrais com as quais produzem suas peças de tecido ou de madeira, em oficinas de aproximadamente duas horas que oferecem em suas casas acompanhadas de um lanche típico.
Para hospedagem, pode-se escolher entre várias opções: glampings, campings, casas de moradores locais que oferecem acomodação ou os “dormis” no novo “Refúgio do monte”.
Trata-se de uma opção intermediária equipada com camas, banheiro seco e chuveiro que será inaugurada nesta temporada.
Conservação, turismo de natureza e bem-estar comunitário
No Parque Nacional El Impenetrable, são implementados projetos de rewilding, uma estratégia de restauração ecológica para recuperar os ecossistemas naturais.
Trabalhou-se na reintrodução e recuperação de espécies nativas, como a lontra gigante, a onça-pintada e a tartaruga yabotí.
“O monte é essencial para o desenvolvimento econômico da região”, afirmam desde a organização.
“A presença in situ do algarrobo branco (Neltuma alba), chamado localmente de ‘a árvore‘ (os outros são chamados de “palo”), é fundamental para a fauna e os moradores locais pelos seus múltiplos benefícios: regula as temperaturas, melhora a gestão da água, fertiliza o solo e oferece recursos como alimento, sombra, lenha, medicina e mel”, afirmaram.
Dessa forma, ao visitar este destino, os viajantes impulsionam o fortalecimento de uma nova economia e de um ciclo virtuoso entre conservação e desenvolvimento local, onde os ecossistemas naturais com fauna abundante impulsionam novas economias baseadas na observação da vida selvagem.
Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve-te!