Aves Argentinas monitora libertações no norte de San Luis.

Más leídas

Em outubro do ano passado, em Sierras de Las Quijadas (San Luis), dezenas de cardeais amarelos foram liberados na área natural protegida privada “La Siempre Viva”, sob a supervisão da Aves Argentinas.

Os exemplares foram resgatados em 2023, durante uma operação da Prefectura Naval Argentina. Originalmente eram um grupo de 95 exemplares, que, amontoados em uma caminhonete, estavam sendo transportados para o exterior para serem comercializados.

45 exemplares foram confiados à Fundación Temaikén, parte da Aliança Cardeal Amarelo. Lá passaram por um processo de reabilitação e recuperação comportamental, algo muito importante para o retorno ao habitat natural.

Uma equipe técnica liderada por Rocío Lapido, titular da Alianza Cardeal Amarelo de Aves Argentinas, e Alicia De La Colina, responsável pelo Projeto Cardeal Amarelo da Fundación Temaikén, revisou sinais de detecção, reposicionou emissores e registrou os primeiros movimentos das aves em sua nova área de habitat. Da atividade participaram guardas-parques de “La Siempre Viva” e voluntários da Alianza del Pastizal.

Aves Argentinas e Alianza del Pastizal instalaram câmeras de armadilhas em pontos estratégicos da reserva. Estas câmeras permitirão documentar a presença não só das aves liberadas, mas também de outras espécies-chave para o monitoramento da biodiversidade.

A importância desta libertação

Este trabalho conjunto reforça a rede de observadores e técnicos que contribuem com dados para a gestão da área natural protegida. O acompanhamento pós-liberação é fundamental para avaliar a adaptação das aves e ajustar futuros protocolos de reintrodução.

Os objetivos futuros deste monitoramento serão: a análise detalhada das imagens e dados coletados pelas câmeras de armadilhas para identificar padrões de uso do habitat e a realização de monitoramentos periódicos a cada 30 e 60 dias para assegurar o bem-estar e a sobrevivência das aves reintroduzidas.

Os progressos serão compartilhados em futuras publicações e workshops da Rede Argentina de Reservas Privadas. Com esse acompanhamento de campo, Aves Argentinas, Fundación Temaikén e Alianza del Pastizal consolidam um modelo de trabalho colaborativo que fortalece a conservação e restauração de populações de aves em seus habitats naturais.

Últimas noticias

A surpreendente floresta submersa do Lago Kaindy: uma paisagem surrealista que desafia as expectativas.

Longe da imagem convencional de uma floresta, o Lago Kaindy, localizado nas montanhas Tian Shan, no sudeste do Cazaquistão,...

Noticias relacionadas