Inovador: criaram os primeiros tênis feitos com pás eólicas recicladas.

Más leídas

A ideia de pás eólicas recicladas pode parecer, no mínimo, estranha. É que reutilizar esse material dos moinhos eólicos não é tarefa fácil.

No entanto, uma marca espanhola e uma empresa de energia encontraram uma forma de dar uma segunda vida a esses gigantes quando ficam obsoletos. Criaram uma linha de tênis com essas pás como matéria-prima.

A empresa Acciona Energía e a marca de moda El Ganso: deram vida à “El Ganso x Acciona”.

Como são utilizadas as pás eólicas recicladas: assim é o processo e a utilização do material

Os tênis são compostos por materiais compostos como fibra de vidro, fibra de carbono, resinas epóxi e outros polímeros.

Essa combinação de materiais, que permite às pás alcançar as propriedades adequadas de resistência, flexibilidade e peso, é o que obriga a buscar soluções mais criativas.

Acciona Energía e a marca de moda El Ganso uniram forças para lançar um tênis único no mundo, com a sola feita a partir do reciclagem de uma pá eólica.

O reciclagem dessas pás é um dos grandes desafios que a indústria eólica enfrenta agora que milhares de aerogeradores estão chegando ao fim de sua vida útil.

A aliança entre Acciona Energía e El Ganso para inovar e reutilizar

Há mais de um ano que Acciona Energía se reuniu com a marca de moda espanhola El Ganso para estabelecer uma aliança baseada no compromisso mútuo com a sustentabilidade e a economia circular.

Assim nasceu este primeiro projeto conjunto para reciclar materiais de pás eólicas fora de serviço e utilizá-los na fabricação de uma linha exclusiva de tênis sustentáveis.

Reutilizam as pás dos moinhos.

Foram realizados inúmeros testes de abrasão, torção e flexibilidade para, finalmente, concluir que a combinação desses materiais permitia manter as propriedades essenciais de resistência, aderência e durabilidade de um tênis convencional.

Como é o modelo de tênis

Para a fabricação desta linha de tênis, foi utilizada uma pá de 23 metros de comprimento proveniente do parque eólico de Aibar em Navarra, que esteve em funcionamento desde 1998.

Durante mais de 20 anos, essa pá captou o vento utilizado para gerar 12.500 megawatts-hora de energia limpa, equivalente ao consumo de 3500 residências. Isso evitou a emissão de 5461 toneladas de CO2 na atmosfera. Ou seja: o efeito purificador de 300.000 árvores.

“Conseguimos obter de uma pá eólica fora de uso um pó muito fino que contém fibra de vidro e resina e que, em combinação com a borracha, permite fabricar uma sola que mantém as propriedades convencionais”, diz Asun Padrós, gerente de projetos de inovação da Acciona Energía.

Para obter esse pó, foi aplicado à pá um processo de micronização, técnica consistente em reduzir o tamanho da fibra de vidro e das resinas epóxi a micra por meio de transformação mecânica.

Nesta linha de tênis foi incorporado 20% de resíduos de pás na borracha na fabricação da nova linha de calçados sustentáveis. Entre os objetivos estava obter um calçado com pegada zero, sem emissão de dióxido de carbono.

“O cabedal, que é a parte superior do tênis, é feito de uma pele vegana com um sistema de fabricação que mantém e controla a poluição emitida”, acrescentou Francisco Rodríguez, responsável pelo seu design e desenvolvimento.

“Quanto à palmilha interna, é 100% reciclável e respirável, feita de poliuretano. Certifica-se de que realmente reduz as emissões de CO2”, afirmou.

A vida útil dos moinhos eólicos

Segundo a Associação Empresarial Eólica (AEE), apenas em Espanha há aproximadamente 22.000 aerogeradores em funcionamento.

O modelo de tênis.

Desses, cerca de 7400 têm mais de duas décadas de serviço, enquanto 1350 ultrapassaram os 25 anos, o que levanta a necessidade de considerar seu desmantelamento.

Cerca de 90% de um aerogerador é reciclável, já que são fabricados principalmente de materiais como metal ou concreto, com cadeias de reciclagem maduras.

Últimas noticias

Zimbabué coloca seus elefantes sob controle: entre a ameaça e a esperança

Nas aldeias próximas ao Parque Nacional Hwange, no Zimbábue, a convivência com elefantes faz parte da rotina diária, por...

Noticias relacionadas