Avança o plano para a conservação destes dois Monumentos Naturais no NOA.

A **Administração de Parques Nacionais (APN)** está avançando com o plano de conservação de dois **Monumentos Naturais no NOA**. Trata-se de espécies emblemáticas como a **taruca** (*Hippocamelus antisensis*) e o yaguareté (*Panthera onca*).

Essas espécies foram declaradas como tais, sendo a máxima categoria de proteção para uma espécie no país. Isso destaca sua importância ecológica e cultural.

## Ações para proteger esses dois Monumentos Naturais no NOA

Em um contexto de estudos de doutorado, foram realizadas amostragens em áreas com presença da **taruca** dentro do Parque Nacional Los Cardones.

El yaguareté, en peligro de extinción. (Foto: APN).
El yaguareté, en peligro de extinción. (Foto: APN).

O time da **Direção Regional NOA (DRNOA)** e o parque coletaram fezes para analisar sua dieta e caracterizar seu habitat.

Esses dados são essenciais para desenvolver estratégias de **manejo** e **conservação** eficazes para essa espécie.

## O Plano Estratégico para a conservação do yaguareté nas Yungas Argentinas

A APN aprovou um Plano Estratégico para a conservação do yaguareté nas Yungas Argentinas, uma ferramenta chave para a proteção dessa espécie em perigo crítico.

O plano, resultado de um processo participativo com organismos governamentais e atores regionais, estabelece ações prioritárias para aumentar o tamanho populacional do **yaguareté** e garantir sua permanência na região.

Esses avanços na conservação **da taruca** e do yaguareté são resultado de um esforço conjunto entre a **APN**, a **DRNOA**, o **Parque Nacional Los Cardones** e outros atores regionais.

O compromisso interinstitucional é fundamental para enfrentar as ameaças que essas espécies enfrentam e garantir sua **preservação** a longo prazo.

Conservación de dos Monumentos Naturales. (Foto: APN).
Conservación de dos Monumentos Naturales. (Foto: APN).

## Ameaçado pela caça e pelo desmatamento, o yaguareté está perdendo habitat no Chaco

A área de distribuição do yaguareté (*Panthera onca*) na Argentina está diminuindo. Segundo a última atualização da Red Yaguareté, a **floresta provincial do Chaco** El Impenetrable (não confundir com o Parque Nacional) deixou de ser uma área com presença confirmada do felino.

O recente estudo do **Programa de Monitoramento Populacional de Yaguaretés na Argentina** (ProMoPYA) não considera mais essa seção do noroeste do Chaco como área de distribuição devido à ausência de registros da espécie por mais de cinco anos. Essa área passou da categoria “Distribuição atual” para **”Presença que requer confirmação”**.

Cada vez há menos territórios com presença dos felinos. Em 2024, a província de **Santiago del Estero** – incluindo o **Parque Nacional Copó** – também deixou de ser considerada habitat recorrente do yaguareté, devido aos últimos registros de avistamento datarem de 2013.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Uma resolução controversa: Entre Ríos autoriza a caça comercial de 100 mil nutrias e cresce a polêmica ambiental

O Governo de Entre Ríos oficializou através da Resolução...

A Justiça confirma a transferência do chimpanzé Toti: do isolamento na Argentina à reabilitação no Reino Unido

A Justiça argentina confirmou a transferência do chimpanzé Toti...

Bem-sucedido retorno ao mar de um elefante-marinho em San Clemente del Tuyú após reabilitação

Um exemplar juvenil de Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi devolvido...