Por risco de desabamento, as autoridades suíças evacuaram cerca de 300 pessoas e seu gado de uma vila alpina diante da ameaça de um possível deslizamento de terra.
A evacuação na vila de Blatten, no vale de Lötschental, foi realizada rapidamente desde sábado, conforme relatou o prefeito Matthias Bellwald, que elogiou a solidariedade da comunidade.
Um total de 190 ovelhas, 26 vacas e cerca de 20 coelhos foram evacuados, incluindo uma vaca ferida chamada “Loni” que precisou ser transportada de helicóptero na terça-feira. O porta-voz do centro de crise de Lötschental, Jonas Jeitziner, forneceu esses números.
Explicando os riscos ambientais
O engenheiro Alban Brigger, especialista em desastres naturais, explicou em uma coletiva de imprensa que a neblina e as nuvens dificultam a avaliação precisa da situação. No entanto, uma massa instável de rocha e um glaciar ainda são motivos de preocupação, especialmente pela possibilidade de que a queda de rochas possa deslocar massas de gelo.
As autoridades desconhecem quando os residentes e o gado poderão retornar às suas casas. Brigger ressaltou que até o momento o “melhor cenário” foi apresentado, com vários pequenos e riscos de desabamento de lodo em vez de um grande bloco de 1,5 milhão de metros cúbicos.
Esse incidente lembra a evacuação da vila suíça Brienz em 2023, onde uma enorme massa de rocha parou justamente antes do assentamento. Brienz foi evacuada novamente no ano passado devido à ameaça de outro desabamento.
Em 2023, aldeia suíça foi evacuada devido ao risco de desabamento de uma montanha
Um lugar que poderá desaparecer em breve
“Queria subir pela última vez para me despedir da casa dos meus pais. Não sabemos se Brienz continuará existindo daqui a duas semanas”, declarou uma mulher que vive no local desde criança.
Visivelmente emocionada, a habitante de Brienz explica que essa partida está sendo particularmente difícil, pois por muito tempo acreditou que a evacuação não seria necessária.
Risco de desabamento com grandes rochas rolando até o vale
Em um prado da montanha, inúmeras rochas do tamanho de uma cabana estão espalhadas. Em intervalos regulares, pedras e pequenos bloques de rocha rolam até o vale.
Esses deslizamentos se intensificaram nas últimas semanas, disse Christian Gartmann, responsável pela comunicação da comuna de Albula, no cantão dos Grisões, do qual Brienz faz parte, uma vila cujo primeiro registro remonta ao século IX.