Consciência ambiental: Entre Ríos lança campanha para construir salas de aula com garrafas PET recicláveis.

O governo de Entre Ríos apresentou oficialmente a campanha “Garrafas que Constroem Futuro”, a ação está inserida no programa provincial Viví Verde. O objetivo é coletar um milhão de garrafas PET recicláveis para construir, na cidade de Crespo, a primeira ampliação escolar feita inteiramente com materiais reciclados na província.

Uma proposta impulsionada pela Secretaria Geral da Governança, pioneira que conecta o cuidado do ambiente, a obra pública, a educação e a participação cidadã.

Uma obra sustentável com tijolos PET reciclados

O projeto piloto será realizado na Escola Nº 105 de Crespo, onde serão construídas três salas de aula, uma sala dos professores e um módulo sanitário. Os blocos PET — tijolos fabricados com garrafas recicladas — serão elaborados no parque ambiental do município, graças a um acordo com o governo provincial.

Durante o lançamento, realizado na explanada da Casa de Governo, o ministro de Planejamento, Infraestrutura e Serviços, Darío Schneider, explicou: “Este projeto começou em 2017 e foi validado com o apoio do CONICET, garantindo sua viabilidade técnica e construtiva”.

Uma proposta nascida da comunidade

A secretária de Participação e Atenção Cidadã, Valentina Gotte, destacou que a campanha tem uma forte origem comunitária: “Muitas pessoas se ofereceram para colaborar quando o projeto foi anunciado. Esta campanha responde a esse entusiasmo coletivo”.

O diretor de Vinculação Cidadã, Agustín Curuchet, confirmou a instalação de pontos de coleta em diferentes localidades. Entre eles: Paraná (incluindo a Casa de Governo), Crespo, Villa Libertador San Martín e General Ramírez. O objetivo é expandir a rede por toda a província.

Rumo a uma província mais verde e participativa

“Garrafas que Constroem Futuro” representa uma inovação em políticas públicas sustentáveis, onde convergem tecnologia ambiental, educação e compromisso cidadão. Contribui com soluções concretas para reduzir os resíduos plásticos e, ao mesmo tempo, reforça a infraestrutura educativa provincial.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Espanha: Badajoz transforma espaços urbanos em salas de aula de sustentabilidade para crianças

Badajoz acolhe a Semana do Meio Ambiente, transformando-se em...

Um estudo recomenda políticas mais eficazes para consolidar a reutilização de embalagens na América do Sul

O relatório “Desenho de políticas de reutilização eficazes: Recomendações...