Devido ao envenenamento de animais de estimação, várias operações de desinfecção foram realizadas na área de Las Cañitas, no bairro de Palermo, devido à suspeita de envenenamento.
Solicita-se a colaboração de comerciantes, residentes e pessoas que transitam pela área para fornecerem informações confiáveis que possam ajudar no progresso da investigação.
Nesta segunda-feira, o Ministério Público Fiscal da Cidade de Buenos Aires fez um apelo à população para que forneça dados precisos sobre os responsáveis pelo envenenamento de animais de estimação no bairro de Palermo.
Ao mesmo tempo, foi ordenada a realização de operações de limpeza na área de Las Cañitas. A investigação foi iniciada devido a várias denúncias apresentadas pelos moradores.
Envenenamento de animais de estimação em Buenos Aires
De acordo com um relatório da Unidade Fiscal Especializada em Matéria Ambiental (UFEMA), foram ouvidas testemunhas — incluindo comerciantes, funcionários do Governo da Cidade e transeuntes — para contribuir com informações confiáveis para o avanço da investigação.
O comunicado oficial indica que as pessoas que desejam colaborar podem fazê-lo enviando um email para [email protected] do MPF portenho, ligando para o telefone 0800 33 347225 (FISCAL), comparecendo pessoalmente a qualquer uma das sedes da promotoria, ou ligando para o 911 da Polícia da Cidade.
Além disso, o promotor responsável pelo caso solicitou imagens e gravações de vídeo relacionadas aos incidentes.
Paralelamente, durante o dia de segunda-feira, foram realizadas várias operações em Las Cañitas, que consistiram na desinfecção e limpeza das ruas devido às suspeitas de envenenamento.
Esses procedimentos foram realizados nas seguintes localizações: avenida Lacroze e avenida del Libertador; República de Eslovenia (entre Luis María Campos e Soldado de la Independencia); Soldado de la Independencia (entre Ortega y Gasset e Matienzo); Arce (entre Matienzo e Ortega y Gasset); Migueletes (entre Matienzo e Ortega y Gasset); Arévalo (entre Luis María Campos e Báez); Huergo (entre Chenaut e Clay); Dorrego (entre avenida Luis María Campos e Báez); e Clay (entre Luis María Campos e Báez).
Animais de Estimação em Perigo
O assunto começou a ganhar notoriedade pública durante o último fim de semana, quando uma moradora do bairro denunciou à mídia que seu gato havia saído de casa e retornado descompensado.
Ela acrescentou que, ao levá-lo a uma clínica veterinária, foi confirmado que o animal apresentava sinais de intoxicação.
No entanto, esse não foi um fato isolado. Em um segundo incidente, outros moradores relataram a presença de pombos mortos e cães intoxicados na área de Soldado de la Independencia e República de Eslovenia.
Em ambos os episódios, embora agentes da Delegacia do Bairro 14B e os Bombeiros da Cidade tenham inspecionado as áreas sem encontrar elementos suspeitos, foi decidido realizar de forma preventiva as operações de desinfecção das calçadas.
Até o momento, de acordo com as informações disponíveis, em 13 de agosto foram iniciados procedimentos judiciais por violação da Lei 14.346 (de Proteção Animal) a partir da denúncia de uma moradora de Palermo.
A denunciante relatou que em 10 de agosto, por volta das 00:30, enquanto passeava com seu cão pela rua Arce, nº 600, o animal ingeriu um objeto não identificado.
“Poucos minutos depois, ele começou a tremer, desmaiou e faleceu com sintomas compatíveis com envenenamento, conforme confirmado por um veterinário”, detalhou a mulher em sua denúncia.




