Resgatam na Rússia mais de 300 corços siberianos que ficaram presos nos lagos congelados da região

Mais de 300 corços siberianos foram resgatados de lagos congelados na região de Novosibirsk, na Rússia, segundo informou recentemente o Ministério da Natureza local.

Esses exemplares ficaram presos no gelo, pois não conseguiam caminhar sobre a superfície escorregadia que ocorreu durante a rota migratória anual, que começou no início deste ano.

Os corços siberianos começam seu deslocamento das terras altas da região vizinha de Altai em janeiro, quando a neve se torna extremamente profunda.

Em condições climáticas e ambientais habituais e normais, os artiodáctilos cruzam sem dificuldade os lagos e rios congelados da zona de Novosibirsk. No entanto, desta vez o gelo se mostrou impossível, pregando uma peça ruim para esses animais transitarem.

Foi uma migração precoce que deixou os animais encalhados sobre o gelo escorregadio, incapazes de se mover. Os pescadores locais e equipes de emergência participaram do emocionante resgate.

Na semana passada, pescadores do distrito de Karasuk localizaram cerca de 30 corços presos no gelo do lago Chernoye. Os homens transportaram os animais, de cerca de 40 quilos, até a margem mais próxima usando trenós e carregando-os nos ombros. A operação foi complicada devido à resistência dos corços siberianos, que mordiam e chutavam durante o resgate.

Um dos pescadores, Ilya Zaitsev, gravou o trabalho e a intervenção para ajudar os corços e publicou as imagens em seu canal do YouTube. “Para ser sincero, é uma visão terrível. Eles estão caídos porque escorregam no gelo e gritam. Os que estão sentados estão bem, mas vejo um caído; o mais provável é que esteja sem vida”, declarou.

O Ministério da Natureza do país informou que as equipes do Ministério de Emergências usaram um aerobarco para acessar as áreas afetadas pelo gelo e continuar com o resgate do bando preso. As autoridades confirmaram que nem todos os corços sobreviveram ao incidente, embora a grande maioria tenha sido salva.

Qual é a distribuição geográfica dos corços siberianos

O corço siberianoCapreolus pygargus ) é uma espécie originária da região Paleártica. Possui uma ampla área de distribuição que abrange grande parte do norte da Ásia, incluindo as regiões do centro e norte do Cazaquistão (sem incluir o mar de Aral) e Mongólia.

A área de distribuição na Mongólia inclui as regiões das cordilheiras de Navchvandan, Hangai, Darkhad em Hovsgol e Ikh Hyangan, bem como a parte nordeste da cordilheira mongol de Altai. A área de distribuição geográfica do corço siberiano se estende ao longo da fronteira sul da Rússia, incluindo o extremo ocidental e oriental da Ucrânia.

Sua área de distribuição também se estende até o centro da China, cruzando a metade ocidental do rio Yangtze e a região oriental do Tibete. Foi relatada uma população isolada ao longo das encostas setentrionais das montanhas do Cáucaso russo. Também são encontradas populações disjuntas na ilha de Jeju, na República da Coreia.

Como é seu habitat

O corço siberiano habita em florestas temperadas, muitas vezes perto de queimadas de revegetação e clareiras florestais. Costuma viver em grandes altitudes, até 3300 m acima do nível do mar. Pode tolerar temperaturas de até -60 °C e viver em áreas com neve de até 50 cm de espessura.

As maiores densidades de corço siberiano são encontradas em pastagens, pradarias de gramíneas altas e planícies aluviais, onde há abundância de alimento. Em alguns casos, as populações atingem densidades de até 12 indivíduos por cada 100 hectares.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Elefantes retornam à Zâmbia após 50 anos: entre a esperança ecológica e os desafios de convivência

O que parecia uma ausência definitiva acabou se tornando...

A fauna nativa vítima da crueldade humana: dois jovens mataram um coipo a pontapés e filmaram

A divulgação de um vídeo que mostra a agressão...

Corrientes sob a lupa: suspeitas de turismo cinegético e contrabando de fauna desencadeiam alerta internacional

A organização Freeland International, especializada em tráfico de fauna,...

Ação contra o mascote: Mendoza liberta fauna nativa e reforça a conservação da biodiversidade

O Governo de Mendoza liberou seis espécies de fauna...