A selva reivindica seus antigos caminhos: aumento de avistamentos de onças e pumas

O que antes era excepcional, hoje é constante. Em um período de apenas seis meses, a Tríplice Fronteira (Paraguai, Brasil e Argentina) registrou uma incomum concentração de aparições de onças-pintadas e pumas. Os episódios vão desde avistamentos em parques nacionais até incursões urbanas, ataques ao gado e operações de resgate.

Os especialistas analisam esta série de eventos com uma combinação de entusiasmo pela conservação e preocupação pelo conflito com assentamentos humanos.

Cronologia dos avistamentos (Maio – Julho de 2026)

1. Argentina: Presença confirmada no Corredor Verde

  • Maio (Ruta Nacional 101, Misiones): Motoristas observaram uma onça-pintada cruzando em plena luz do dia entre o Parque Nacional Iguazú e Comandante Andresito. A descoberta revalidou a importância do Corredor Verde como espaço de trânsito natural.

  • 27 de maio (Reserva Privada La Morita): Uma câmera armadilha captou o deslocamento noturno de outro exemplar dentro da floresta protegida.

2. Paraguai: Conflito com a atividade pecuária

  • Junho (Santa Rita, Alto Paraná): Produtores da colônia Fulgencio R. Moreno relataram ataques a gado bovino, pegadas de grande tamanho e o avistamento de dois grandes felinos.

  • Impacto: O evento reabriu o debate sobre a expansão agropecuária. Os biólogos apontam que a desmatamento e perda de habitat forçam os predadores a buscar alimento em zonas rurais.

3. Brasil: Impactante resgate urbano em Foz do Iguaçu

  • 27 e 28 de junho (Bairros Três Lagoas e Jardim Cedro): Uma onça-pintada macho de 75 kg foi filmada caminhando por ruas asfaltadas e, no dia seguinte, descansando no quintal de uma residência.

  • Operação de captura: Bombeiros, Polícia Ambiental e o projeto Onças do Iguaçu sedaram o felino de maneira segura e o transportaram para o Refúgio Biológico Bela Vista.

  • O mistério de “Tape’y”: O exemplar foi batizado Tape’y (“sem caminho” em guarani), já que não possuía coleira satelital de monitoramento, o que demonstra a existência de indivíduos cujo deslocamento ainda é desconhecido.

4. Presença contínua de pumas e novos avistamentos

  • 8 de junho (Itaipu, Brasil): Foi avistado um puma nas imediações da Central Hidrelétrica de Itaipu.

  • 18 de julho (Marechal Cândido Rondon, Brasil): Um grupo de pessoas filmou uma onça-pintada descansando sobre o galho de uma árvore perto do Lago de Itaipu, mantendo-se calma e sem mostrar comportamento agressivo.

Compartí esta nota

Últimas notícias

Te pueden interesar
Te pueden interesar

Megatransferência de 30 tigres e leões do ex-zoológico de Luján para santuários na África do Sul e Estados Unidos

Durante agosto será realizada uma transferência de 30 grandes...

Islândia retomou a caça de baleias apesar dos avisos da UICN e da pressão internacional

Após dois anos de suspensão, a empresa islandesa Hvalur...

Baleias-azuis e baleias-comuns em recuperação: sinais encorajadores após décadas de caça e declínio

Depois de décadas de caça massiva e um declínio...

Pedem investigar a morte de uma baleia-jubarte emaranhada na zona chilena de Antofagasta

A organização internacional WWF manifestou sua profunda preocupação após...