Um menino com material reciclado projetou um ventilador

Más leídas

Santino Zambrano, de 10 anos, frequenta o quinto ano na Escola 4.008 Bartolomé Mitre na Cidade de Salta e projetou um ventilador com um pequeno motor feito de materiais reciclados.

Este projeto foi apresentado em uma feira escolar e foi destacado por professores e funcionários do Ministério da Educação da Província.

História de Superação

Santi sofre de autismo e, para sua família, não é uma deficiência, mas uma condição diferente. Sua mãe, Lorena Cruz, de 44 anos, conta que Santi começou a se comunicar aos sete anos e recebeu diversas terapias, incluindo fonoaudiologia e psicomotricidade. Em sua casa, eles têm uma sala adaptada para que Santino possa fazer suas tarefas, incluindo o ventilador que ele projetou.

Apoio Escolar

“Santi é uma pessoa muito dedicada e com muita vontade de aprender. Ele é muito organizado, respeitoso e, embora seja hipersensível a ruídos e texturas, ele alcançou muito em sua inclusão escolar”, explicou Lorena. Ela agradeceu especialmente a Débora, uma das primeiras professoras de inclusão de Santino, e aos outros professores que apoiaram seu progresso.

Trabalho Articulado

Santino segue sua trajetória educacional graças a um trabalho articulado entre a escola inclusiva, sua família e a instituição Tobar García, que oferece apoio à inclusão. Sua família também é composta por seu pai, Eduardo Zambrano, de 44 anos, e seu irmão Marcos, de 22 anos.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Mais de 70 organizações rejeitaram a saída da Argentina da COP29.

Mais de 70 organizações ambientais e da sociedade civil rejeitaram a saída da Argentina da COP29. Através de um...

Noticias relacionadas