Um menino com material reciclado projetou um ventilador

Más leídas

Santino Zambrano, de 10 anos, frequenta o quinto ano na Escola 4.008 Bartolomé Mitre na Cidade de Salta e projetou um ventilador com um pequeno motor feito de materiais reciclados.

Este projeto foi apresentado em uma feira escolar e foi destacado por professores e funcionários do Ministério da Educação da Província.

História de Superação

Santi sofre de autismo e, para sua família, não é uma deficiência, mas uma condição diferente. Sua mãe, Lorena Cruz, de 44 anos, conta que Santi começou a se comunicar aos sete anos e recebeu diversas terapias, incluindo fonoaudiologia e psicomotricidade. Em sua casa, eles têm uma sala adaptada para que Santino possa fazer suas tarefas, incluindo o ventilador que ele projetou.

Apoio Escolar

“Santi é uma pessoa muito dedicada e com muita vontade de aprender. Ele é muito organizado, respeitoso e, embora seja hipersensível a ruídos e texturas, ele alcançou muito em sua inclusão escolar”, explicou Lorena. Ela agradeceu especialmente a Débora, uma das primeiras professoras de inclusão de Santino, e aos outros professores que apoiaram seu progresso.

Trabalho Articulado

Santino segue sua trajetória educacional graças a um trabalho articulado entre a escola inclusiva, sua família e a instituição Tobar García, que oferece apoio à inclusão. Sua família também é composta por seu pai, Eduardo Zambrano, de 44 anos, e seu irmão Marcos, de 22 anos.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Pensar no outro: proposta acessível de trekking no Aconcágua para pessoas com deficiência.

Um grupo de 20 pessoas participou de uma proposta original de trekking acessível no Parque Provincial Aconcágua. Utilizando um monociclo...

Noticias relacionadas