Irrigação por gotejamento: uma forma eficiente de usar a água

Más leídas

Em muitas casas, as plantas são mais do que um elemento decorativo, são membros importantes das casas, especialmente para aqueles que têm um gosto especial por esse tipo de vegetação. Como todo ser vivo, elas também precisam de cuidados, que podem se tornar um problema se não houver tempo suficiente. No entanto, a irrigação por gotejamento pode ser uma boa opção para resolver esse inconveniente. 

A irrigação por gotejamento consiste em um simples sistema de irrigação que só precisa de duas garrafas de plástico. Essa prática nobre não só cuida das plantas, mas também do meio ambiente, promovendo a reciclagem. Para implementá-la, basta ter algumas garrafas recicladas, um pedaço de couro e um pouco de engenho. 

Além disso, esse sistema é de fácil implementação e manutenção. Em primeiro lugar, é preciso colocar a garrafa à sombra, pois isso evitará que a água evapore mais rapidamente. Em seguida, é necessário verificar se tudo está funcionando corretamente e recarregá-la sempre que necessário. Além disso, é aconselhável usar água da chuva sempre que possível, pois é uma excelente opção para encher as garrafas. 

Em resumo, esse sistema de irrigação por gotejamento caseiro é uma alternativa prática e sustentável para manter as plantas hidratadas, mesmo quando não se está em casa. E a melhor parte é que pode ser feito com materiais reutilizáveis

plantas
plantas

Como montar o sistema de irrigação por gotejamento?

Para implementar esse sistema, você só precisa de uma garrafa de plástico reciclada, preferencialmente de 1,5 litros ou mais, um pedaço de corda de algodão ou cordão absorvente e arame. Depois de reunir os materiais, basta seguir estes passos:

  1. Preparar a garrafa: lavar a garrafa de plástico reciclada. Se tiver mais de uma, você pode preparar várias e usá-las em diferentes partes do jardim.
  2. Cortar a corda: medir a corda de modo que parte dela fique dentro da garrafa e a outra parte pendure para fora. Para isso, certifique-se de que a parte interna seja comprida o suficiente para que a água seja absorvida corretamente.
  3. Inserir a corda: colocar a corda pelo orifício da tampa da garrafa, ou fazer um pequeno furo na tampa. Isso fará com que a tampa fique bem presa e não escape.
  4. Fixar a garrafa sobre a planta: envolver o pescoço da garrafa com um pouco de arame e formar uma pequena extensão que sirva como braço para sustentar a corda sobre a planta. Depois de instalado, certifique-se de que a corda caia sobre a área das raízes ou sobre a terra próxima à planta.
  5. Encher de água: uma vez que a garrafa estiver cheia de água, e com a corda bem mergulhada no líquido, basta deixar a água escorrer lentamente pela corda, garantindo assim a irrigação constante da planta. 

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se! 

Últimas noticias

Inovador: de motor tradicional a elétrico, e de elétrico a solar

Córdoba se convirtió en el escenario de un proyecto innovador realizado por un grupo de alumnos de quinto y...

Noticias relacionadas