Uma equipe de cientistas do Museu de História Natural da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM) descobriu uma nova espécie de mamífero em Tacna, na costa sul do Peru.
Um Novo Habitante: O Rato Oliváceo
O recém-descoberto rato oliváceo (Abrothrix olivacea) é um roedor da tribo Abrotrichini, cuja distribuição se estende desde o centro do Peru até a Terra do Fogo e ilhas no Chile e Argentina. Esta descoberta é surpreendente, já que esta espécie de mamífero não é comum nessa parte do país.
Diversidade de Roedores no Peru
Esta descoberta aumenta para 201 o número de espécies de roedores e para 588 o número de espécies de mamíferos registradas no Peru. O território peruano possui uma grande diversidade de roedores, incluindo espécies endêmicas e de distribuição mais ampla, como a vizcacha, a chinchila, o rato-orelhudo de Darwin, o cuí, o rato-espinhoso e a pacarana.
Implicações da Descoberta
As descobertas de animais costumam surpreender os especialistas devido à quantidade de terreno e espécies que ainda não foram completamente investigadas. Esta descoberta destaca a riqueza biológica do Peru e a importância de continuar as pesquisas para conhecer melhor sua biodiversidade.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!