Milhares de indianos se banharam no rio Yamuna, de águas contaminadas mas sagradas, nos arredores de Nova Deli, apesar dos avisos das autoridades.
Krishnawati Devi, uma mãe de família de 45 anos, expressou sua convicção de que as águas do rio são puras e abençoadas pelo deus do sol, Surya. Apesar do mau cheiro e da espuma tóxica que cobre o rio, sua fé em Deus não vacila.
Comemoração do Chhath Puja
A cada novembro, os hindus prestam homenagem ao deus do sol com o ritual do Chhath Puja, que culmina com um banho no Yamuna.
Este culto, dedicado à natureza, tornou-se um reflexo da alarmante degradação do ambiente de Nova Deli, uma megacidade com 30 milhões de habitantes.
Águas Contaminadas e Avisos
O Yamuna, um afluente do Ganges, é coberto por uma espessa espuma branca composta por adubos e detergentes. Apesar dos esforços municipais para diluir essa espuma, o rio continua coberto por sua crosta branca.
A Justiça tentou sem sucesso dissuadir os banhistas, advertindo sobre o risco de doenças.
Apesar dos avisos, banhistas como Deepa Kumari, de 14 anos, consideram que o importante é celebrar no rio e com seus entes queridos, apesar do mau cheiro e os riscos para a saúde.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!