Dinamarca anunciou o plantio de 1 bilhão de árvores.

Más leídas

As autoridades da Dinamarca estão trabalhando em medidas que ajudarão o meio ambiente, incluindo a plantação de 1.000 milhões de árvores. Esta decisão foi qualificada pelo governo do país como “a maior mudança na paisagem dinamarquesa em mais de 100 anos”.

No entanto, esta não foi a única medida implementada pelos legisladores dinamarqueses, pois também decidiram converter 10% das terras agrícolas em florestas e habitats naturais nos próximos 20 anos, com o objetivo de reduzir o uso de fertilizantes. “A natureza dinamarquesa mudará de uma maneira que não vimos desde que os pântanos foram drenados em 1864”, assegurou Jeppe Brus, chefe do Ministério Tripartido Verde da Dinamarca, criado por agricultores, sindicatos e grupos ambientais em junho passado.

Graças a este acordo, o governo da Dinamarca destinou 43.000 milhões de coroas, o equivalente a 6.100 milhões de dólares, para a aquisição de terras de agricultores ao longo das próximas duas décadas. Graças a isso, as florestas dinamarquesas crescerão em 250.000 hectares adicionais e outras 140.000 se tornarão áreas naturais.

Este acordo foi alcançado depois que os três partidos do governo, os Socialdemocratas, os Liberais e os Moderados do centro, juntamente com o Partido Popular Socialista, os Conservadores, a Aliança Liberal e o Partido Social Liberal concordaram com esta solução para cobrir a Terra com mais áreas verdes, já que apenas 14,6% da superfície do planeta é coberta por florestas.

![Dinamarca plantará más de 1.000 millón de árboles.](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2019/11/fao_bosques_recomendacion_48658645864586458645-300×176.jpg)

## A importância da plantação de árvores para o meio ambiente

A ecologia explica que a plantação de árvores e as florestas são ferramentas fundamentais para a regulação do clima e o amortecimento do impacto dos fenômenos naturais, além de gerar oxigênio e controlar a erosão do solo, permitindo sua regeneração e recuperação. Além disso, proporcionam os seguintes benefícios:

– **Mitigação das mudanças climáticas**: as florestas têm a capacidade de capturar o dióxido de carbono através da fotossíntese, ajudando a reduzir o efeito estufa.
– **Regulam o clima**: regulam a temperatura e as precipitações.
– **Protegem as bacias hidrográficas**: esses espaços verdes atuam como filtros naturais para as águas, ajudando a mantê-las limpas. De fato, estima-se que 75% da água doce consumida pelos seres humanos vem das florestas.
– **Conservam a biodiversidade**: As florestas são o lar de cerca de 80% da biodiversidade terrestre do planeta, incluindo plantas medicinais, fungos, insetos, répteis, aves e mamíferos.
– **Valor social e cultural**: Têm um profundo valor social e cultural.
– **Matéria-prima**: As florestas são uma fonte de matéria-prima.

![bosques nativos](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2019/11/argentina_bosques_nativos_inventario_presentan_486586458465-300×225.jpg)

Como cuidar das florestas?

Cuidar das florestas é apenas uma questão de seguir as seguintes ações:

– **Reduzir o consumo de papel e madeira**: reciclar papel e cartão, bem como comprar produtos reciclados.
– **Comprar madeira com selo FSC**: Este selo garante que a madeira vem de áreas reflorestadas.
– **Plantar árvores**: As árvores podem capturar dióxido de carbono e liberar oxigênio.
– **Apoiar organizações conservacionistas**: colaborar com campanhas para plantar árvores e ONGs ambientais também ajuda a protegê-las.
– **Ser um consumidor responsável**: adquirir apenas os produtos necessários e verificar a origem dos produtos.
– **Respeitar as florestas**: Não jogar lixo, não arrancar plantas e respeitar as trilhas.
– **Conscientizar-se sobre a importância das florestas**: As florestas são o lar da maioria das espécies terrestres do planeta e são vitais para o clima e as precipitações.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Os Esteros del Iberá foi um dos destinos mais escolhidos no fim de semana prolongado.

O feriado prolongado pelo Dia da Soberania Nacional movimentou 1,4 milhões de turistas por toda a Argentina. A ocupação hoteleira...

Noticias relacionadas