Recentemente, biólogos mexicanos descobriram um “buraco azul” na baía de Chetumal, na península de Yucatán, considerado o segundo maior do mundo.
Este sumidouro submarino, chamado Taam Ja’ (que significa “águas profundas” em maia), tem 900 pés de profundidade (mais de 270 metros).
Formação e Características do Buraco Azul
Formado durante os últimos anos da Idade do Gelo, esses sumidouros submarinos concentram uma grande quantidade de vida vegetal e animal. Taam Ja’ tem uma “forma quase circular” com lados “íngremes com declives de até 80 graus”, dando-lhe uma “forma cônica”.
Investigação e Descoberta
O buraco azul foi identificado em 2021, mas sua existência formal foi revelada recentemente em um estudo que detalhou a profundidade máxima registrada de 274,4 metros abaixo do nível do mar.
Os pesquisadores utilizaram pulsos de som refletidos para avaliar sua composição.
Contexto e Comparação
Embora Taam Ja’ seja impressionante, o buraco azul mais profundo do mundo está nas costas da China, com uma profundidade de 987 pés (mais de 300 metros).
Curiosidades da Descoberta
A descoberta de Taam Ja’ foi possível graças a referências de pescadores locais sobre a existência de um “cenote” no mar.
A exploração deste sumidouro tem sido desafiadora devido à sua “falta de acessibilidade, distribuição e abundância desconhecidas”, conforme o estudo do ECOSUR (El Colegio de la Frontera Sur).
Já conhece o nosso canal no YouTube? Inscreva-se!