Na Argentina, existem vários tipos de maravilhas naturais e diferentes paisagens para observar e, portanto, apreciar. Um exemplo disso é o Cañón del Ocre, na província de La Rioja. Este lugar localizado em Famatina, está a quase 3.000 metros de altitude no cordão que leva o mesmo nome da localidade, sendo assim, só é possível chegar lá em um veículo 4×4.
Este cânion é um tipo de fenda com paredões naturais, percorrido pelo Rio Amarelo, onde é possível observar uma ampla variedade de cores e características morfológicas, tornando este lugar uma das sete maravilhas da província. Este lugar é ideal para os amantes da aventura e da natureza, uma vez que combina trilhas que descem pela montanha e o contato com a natureza.
Para chegar lá, é recomendável contratar um guia em Famatina ou Chilecito, já que o caminho pode ser confuso e difícil, devido à falta de marcação na trilha da montanha, o que pode levar os inexperientes a se perderem. Por esse motivo, o acesso é apenas adequado para veículos 4×4.
Um fato a se considerar é que o caminho serpenteia tanto a Rota Nacional 40 quanto a Rota Provincial 11, onde os vales vão se perdendo entre os ocres, que são precisamente os que dão nome ao cânion.
Atividades para fazer no Cañón del Ocre
Além de desfrutar da paisagem e da natureza, também é possível realizar as seguintes atividades:
- Percorrer o caminho do Cañón del Ocre, pois este é um dos destinos mais atrativos para os amantes do turismo de aventura.
- Praticar esportes de aventura como trekking, montanhismo e parapente.
- Visitar El Pesebre, que combina diferentes estratos vermelhos, brancos, verdes, pretos e cinzas.
- Conhecer La Paleta del Pintor, Los Penitentes, La Lobería e El Castillo, lugares para percorrer e visitar durante a estadia.
É recomendável visitar este lugar durante os meses de novembro a março, devido às temperaturas agradáveis, ideais para excursões ao ar livre.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!