Um grupo de estudantes criou um novo protótipo de dispositivo que permite a geração e armazenamento de hidrogênio através do uso de energias renováveis. No entanto, o surpreendente não é o invento em si, mas sim o fato de que este artefato recebeu o prêmio James Dyson 2024-Espanha e participou do Prototypes for Humanity em Dubai.
Este protótipo, criado pela startup fundada por Lucas Vicén, estudante de engenharia química do IQS, juntamente com os estudantes de design da Elisava, Anna Martin e Marcel Rovira, tem a capacidade de obter hidrogênio a partir de hidretos metálicos. Além disso, também pode acumulá-lo e transformá-lo em energia elétrica ou combustível, dependendo das diferentes necessidades.
O Atom H2, nome do protótipo, contou com o apoio da IQS Tech Factory, a área do centro universitário que promove o empreendedorismo entre a comunidade da instituição, incluindo pesquisadores e professores do centro. Graças a este apoio, o protótipo alcançou um TRL, ou seja, Technology Release Level de 5, tornando-o funcional.
Além dos estudantes, três pesquisadores participaram deste projeto: o Dr. Javier Fernández García, do Departamento de Engenharia Química e membro do Grupo de Engenharia e Simulação de Processos Ambientais, que os assessorou em diferentes processos. Também participou o Robert Texidó Bartés, do mesmo departamento, que ajudou com a preparação da liga, o tamanho da partícula e seu funcionamento. Por fim, os estudantes contaram com a contribuição do Dr. Jordi Abellà Iglesias, professor do Departamento de Química Analítica e membro do Grupo de Eletroquímica e Bioanálise, que os assessorou no estudo das ligas e no trabalho em atmosfera inerte.
Os reconhecimentos deste novo protótipo
O protótipo Atom H2 foi um dos 100 projetos apresentados na segunda edição do programa Prototypes for Humanity, realizada em Dubai. Este evento reúne e apresenta as inovações tecnológicas mais marcantes e sugeridas do mundo acadêmico e que, além disso, tenham potencial para melhorar o futuro.
Além disso, o protótipo foi consagrado vencedor do prêmio James Dyson 2024-Espanha durante a apresentação do concurso internacional de design e sustentabilidade realizado durante o mês de setembro. Neste concurso, os jovens engenheiros e cientistas se animam a oferecer diferentes soluções para os problemas mundiais.
Nesta última edição, foram apresentadas cerca de 2.000 propostas tecnológicas únicas com o objetivo de abordar problemas que vão desde o atendimento à saúde até a sustentabilidade ambiental.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!