Criando Consciência e Crisol unem forças para apoiar os recicladores de resíduos rurais em todo o país.

Más leídas

A cooperativa Creando Conciencia, dedicada ao cuidado ambiental e à reinserção laboral de ex-catadores, uniu-se à organização social Crisol, com mais de 30 anos de experiência na gestão de projetos sociais, para trabalhar na recuperação de resíduos em áreas rurais.

Colaboração Estratégica

“Estamos trabalhando em conjunto com esta nova direção da Crisol, liderada por Margarita Carratú Freire, pensando em abordagens integrais no âmbito urbano e rural”, explicou Ramiro Martínez, presidente da Creando Conciencia e da Confederação Argentina de Trabalhadores Cooperativos Associados (CONARCOOP).

Carratú Freire acrescentou: “Com foco nos Direitos Humanos, unimos forças entre comunidades rurais, empresas, governos e organizações para promover práticas responsáveis. Juntamente com a Creando Conciencia, criamos ferramentas que impulsionam o respeito e os direitos no setor agrícola, alinhados com as mudanças de paradigma globais, como a Resolução 1115 da União Europeia, que exige dos países produtores agrícolas maior compromisso com a sustentabilidade ambiental e social”.

Enfrentando Desafios Rurais

Uma preocupação chave é evitar que os jovens abandonem suas comunidades rurais em busca de emprego na cidade. “Queremos que encontrem no campo um futuro viável e sustentável“, enfatizou Carratú Freire.

Martínez destacou a presença de numerosos recicladores trabalhando em áreas rurais ou pequenas populações. “É um erro circunscrever a recuperação de resíduos apenas a locais urbanos; por isso também falamos do conceito de ruralidade para esta atividade”.

Implementação em Localidades Bonaerenses

Creando Conciencia já está ativa em localidades do interior bonaerense como Bayauca (partido de Lincoln), Rojas e Pergamino.

“A modalidade de trabalho não varia em sua concepção, mas na distribuição populacional. O consumo continua sendo o mesmo, seja um refrigerante, uma lata ou chá. Não há uma caracterização diferencial. Temos uma abordagem integral em uma província e um país tão federal. De fato, não é preciso ir muito longe da Cidade de Buenos Aires para ver outro tipo de geografia, mas a abordagem é a mesma com algumas diferenças de rastreabilidade e logística”, comentou Martínez.

Já conheces o nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Voluntários iniciaram monitoramento da poluição no arroio Ludueña.

Na semana passada, começou formalmente o monitoramento cidadão da contaminação do arroio Ludueña. Mais de 40 voluntários de diferentes...

Noticias relacionadas