O Parque Nacional Sierra de las Quijadas, em San Luis, completou 33 anos e celebrou em grande estilo. Na terça-feira, foi realizado um dia de festa em que se recordou a história e o valor desta área natural.
Com a presença do governador Claudio Poggi e autoridades da Administração de Parques Nacionais (APN), também foram entregues reconhecimentos aos guardas-parques.
Assim celebrou o Parque Nacional Sierra de Las Quijadas
Poggi participou do ato comemorativo no Mirante do Parque ao lado do secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Federico Cacace, e do prefeito de Quijadas, Bruno Gil.
Também participaram diretores e professores rurais, prefeitos, guardas-parques, guias de turismo, pessoal da Universidade Nacional de San Luis, prestadores de serviços turísticos, pessoal de áreas protegidas e moradores locais.
Com a apresentação da bandeira argentina e escoltas, foi entoado o Hino Nacional para iniciar.
“Devemos dizer que não há trabalho mais bonito do que este. O lugar e o escritório que temos são fantásticos, mas isso também nos gera uma responsabilidade e um compromisso enormes: gerir as áreas naturais“, afirmou o guarda-parque Walter Sibilia.
“Vamos continuar formando equipes para trabalhar, as áreas devem se interconectar para alcançar conquistas importantes. Somos os administradores, mas a Argentina e a natureza é de todos os argentinos”, acrescentou.
“Este parque, que possui 57 mil hectares, exibe uma beleza incrível que devemos aproveitar e os turistas precisam vir, conhecer e desfrutar”, concluiu Sibilia.
Guillermo Cornejo, vocal da Administração de Parques Nacionais, presenteou Poggi com um chapéu característico.
Em seguida, foram entregues reconhecimentos a três guardas-parques nacionais por seu esforço, compromisso e dedicação. O governador acompanhou cada um neste momento especial.
O reconhecimento aos guardas-parques.
Como é o parque nacional
O Parque Nacional Sierra de las Quijadas é um símbolo da riqueza natural e cultural do país, cuja preservação garante que as futuras gerações possam desfrutar e aprender com seu extraordinário legado.
Moldado por quase 25 milhões de anos de evolução, foi testemunha da passagem de povos nativos como os canoeiros, bem como de crioulos cujos descendentes ainda habitam a região.
É lar de biodiversidade local.
“Reconhecido por seus fósseis de dinossauros e o singular Pterodaustro, é um paraíso para paleontólogos“, descreve-se a partir da Nação.
Também preserva antigas fazendas e represas que evidenciam a conexão histórica entre o homem e o ambiente. Faz parte de um Sitio Ramsar e sua fauna inclui maras, raposas cinzentas e o ameaçado pichiciego menor.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!